terça-feira, 1 de maio de 2012

Confessionário Materno

Estava lendo um post muito bom, escrito por uma mamãe brasileira na Suíça, e fiquei inspirada a escrever aqui. O post fala sobre os erros que ela cometeu no exercício da maternidade e da realidade da NÃO perfeição materna.
Eu amo ler blogs, para mim é uma forma de terapia ler outras mães, aprendo muito e faço amigas, o que diminui minha solidão de estar apenas com um bebê o dia inteiro, mas nunca sigo ou leio blogs de "Mamães Perfeitas", ignoro solenemente aqueles blogs que levantam bandeiras X de qualquer aspecto da maternidade e abominam as mães que não agem da mesma forma. Sigo e leio blogs de mães como eu, de carne e osso, que amam seus filhos acima de tudo, mas que erram e principalmente respeitam quem age de forma diferente delas.
Apesar de ser considerada pela maioria como uma mãe politicamente correta por amamentar, fazer parto natural e cuidar full time do meu filho, respeito e não acho ninguém menos mãe do que eu por fazer diferente. Acho que não existe isso de ser politicamente correta, existe o que funciona para cada mãe, para cada família.
Decidi então criar aqui o Confessionário Materno onde vou colocar meus erros maternos e respirar leve depois rs!


  • Theo só come assistindo TV. Sim, péssimo hábito, mas ele é agitado e só assim que consigo hipnotiza-lo e colocar as colheres em sua boca sem que ele as derrube agitando as mãozinhas nervosas.
  • Quando ele está naqueles dias de lua, de chorar por tudo, fico com dor de cabeça  e sem paciência e o deixo no cercado lá na sala e vou para o quarto ler uma página de um livro ou olhar para o teto por 5 minutos, assim relaxo e volto renovada.
  • Fico mais tempo no banho para me sentir leve e sem preocupação por alguns minutos - Claro que só quando marido está em casa para acudir Theo em qualquer coisa.
  • Na gravidez eu exagerava na Coca-Cola, meu vício. Depois me sentia culpada, mas no dia seguinte fazia tudo de novo. Já na amamentação, consegui reduzir a Coca-Cola a uns 2 copos por semana. 
  • Voltando a TV, uso também quando estou a fim de relaxar na internet hehe Confesso! Mas, juro, não passo de 20 minutinhos, ou 30.
  • Queria ter 3 filhos, mas desisti rapidamente ao ver o trabalhão que dá quando recém nascido. Agora é até mais tranquilo, apesar de trabalhoso também, mas meu motivo de querer apenas um filho é a fase RN, onde eu queria fugir para as Bahamas de tanto cansaço e virei aloka reclamona e chorona [Obrigada marido pela paciência, eu te amo]. Não vou mentir, não desisti de mais filhos pelo lado financeiro, nem pelo parto, nem pela gravidez e sim pelo trabalho que deu e num guento ter de novo nem agora, nem daqui a 10 anos, obrigada. #prontofalei.

Meninas e vocês?? Se quiserem confessar também fiquem a vontade! Vocês se sentirão melhor e eu também  ;)




18 comentários:

  1. Ah Amor (queria uma palavra pra expressar o que sentimos um pelo outro...é algo bem perto de Deus mesmo - humm, a palavra é "RupanalupaimeuDeus") - brincadeira...é o MAIS PURO AMOR, sabes que é tudo que sempre busquei em uma mulher.

    Bem, não resisti comentar pois suas palavras é muito ver o que você realmente é...amorosa, reflexiva, paciente dentro do possível, amável, amiga e companheira, inteligente, cassetada (heheeh), você é perfeitamente tudo...já te falei, está ao lado de Deus dentro da minha visão.

    Sabe que quando te vi...desisti de procurar: EU ENCONTREI!

    ResponderExcluir
  2. Eu como chocolate escondido do Joaquim e quando ele pergunta o que é eu minto! Mas ele esta ficando malandro e difícil de enganar... Eu teria 40 filhos RN acho mega fácil. Qto mais cresce mais difícil fica :0 ) bjo

    ResponderExcluir
  3. Minha confissão maior é com respeito à tv também.
    Mas, na verdade, só pq vc colocou aí na lista de "coisas confessáveis", kkkkkkkkk
    Pq eu, como psicóloga, não vejo nada de errado em um pouco de tv. Acho que o problema está em qualquer exagero.

    Na hora de comer, pra ela ficar quietinha, eu coloco o ipad na frente dela e ligo para minha mãe, em Salvador. Assim ela vê a vovó todo dia, e come direitinho!

    E, COMO ASSIM RN DÁ TRABALHO????
    Nossa!! Shea me dava trabalho ZERO! Agora que eu morro de cansada! Antes era o paraíso!

    Adorei o post gatona!
    Bjo no Theozinho!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que meu temor com o bebe de RN é muito parecido com o seu.. sempre sonhei com 3 filhos, mas os dois primeiros meses foram terríveis... Mas não desisti não!!! Já quero ter outro bebê e a minha só tem 9 meses.
    Conheci seu blog através do blog de uma amiga e já adorei seu post.
    Vou te seguir.beijos Luana

    ResponderExcluir
  5. Vou adotar PRA VIDA o confessionário materno! Demais!
    Acho quetoda mãe erra, somos humanas. Levantar bandeira por X ou Y é escolha de cada um, eu levanto, eu acredito naquilo que 'milito' mas acho que o buraco é bem mais embaixo sabe? Respeito é bom, todo mundo gosta não?

    Beijos
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  6. Meninas, estou adorando os comentários =)

    Vou explicar meu temor de RN: Theo chorava muito, MUITO mesmo, segundo diziam, era a tal cólica, mas era demais e bombava principalmente de madrugada. Ficávamos eu e marido brincando de batata quente rs! Era Theo no colo dele e mais choro, Theo no meu colo e mais choro, nada funcionava e eu, aloka, achando que tinha quebrado um braço dele, um dedinho, sei lá, era um choro forte e eu chorando junto e do nada parava. E do nada começava de novo. Tenso!

    Foram 3 meses assim e hj ele só chora mesmo para trocar fraldas, quando não deixo ele pegar algo perigoso, ou seja, bem tranquilo para mim.

    Ele tb mamava em intervalo de 1 hora (quem disse que era de 3 em 3 mentiu para mim rs!)e engasgava e ficava roxinho em todas as mamadas. Momentos de tensão para uma mãe de primeira viagem...

    ResponderExcluir
  7. amei o confessionário.
    mais acho q vc não deve confessar nada aos outros, vc é a mãe que seu filho merece no momento, e o que procurar ser para ele.
    Nunca tive coragem de deixar meu filho sozinho, msm qdo estava stressada, esperava o marido ou a avó chegar e entrava no banheiro e tomava aquele banho de horas kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. a anne ta certo, quando cresce dá mais trabalho. mas deixa o theo crescer um pouco. nunca diga nunca, um dia vc vai querer outro filho.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh toda mãe tem confissões à fazer... todas erramos... ou pelo menos achamos que erramos por pensar que poderíamos fazer melhor... Acho que isto é importante pois temos consciência de que sempre queremos o melhor para nossos filhos...
    Só não podemos nos punir por pequenas falhas ou dificuldades... afinal assim que ensinamos nossos filhos que ninguem é perfeito e que as diferenças e dificuldades existem para serem respeitadas e superadas!!
    Adorei o post...
    Falou Tchau

    ResponderExcluir
  10. Oii!!

    Quantas confissões, né?? Suas, das outras... o melhor disso tudo é saber que não estamos sozinhas, mesmo quando achamos que nenhuma mãe passa por certas coisas... rsrsrs...
    A verdade é que nenhuma mãe é perfeita, todas praticamos deslizes e até certos "delitos" visto por algumas mães mais doidas.. rsrsr... e a mãe que nunca fez que atire a primeira pedra...
    Meu maior pecado que precisa de confissão é que somos mega companheiros da TV... mas o que ameniza (será??) um pouco é que pelo menos eles assistem Discovery Kids all day long... e sei que aprendem mto ali... enfim, cada uma tem suas culpas, seus crimes...

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Algo que me arrependo até hoje. nervosa por conta dos outros, Breninho acabou levando uma tapa na perna.
    Choro até hoje quando lembro disso...

    Beijos,
    Li
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Ó minha nossa, quantas coisas nós mães temos a confessar né?
    Podia dar linhas e mais linhas de um post mesmo. Mas eu acho que nós vamos melhorando com a experiencia viu?

    Fica tranquila; isso tudo não é só com vc; milhares de outras cometem esses mesmos erros (será q são erros?)
    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. Para confessar todas nós temos alguma coisa. Fica fria, há momentos em que esses pequenos delitos são necessários.
    Beijos!!!
    http://crisgms.blogspot.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. Oi, adorei seu blog! Quer dizer que meu post inspirou mesmo o seu, né? Hehehe... que legal! Só posso assinar embaixo do seu confessionário!Tudo era bem mais fácil aqui em casa, até minha terapeuta decidir "proibir" a televisão ;)
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. hahaha adorei!!!

    Concordo com vc em tudo!! Mãe tb é gente, né??
    É um saco msm mãe doriana perfeita, aliás,acho q isso nem existe, né?? srsrsrs
    Minha confissão: A tv é a minha babá pra eu poder limpar a casa, eu finjo que não ouvi até o décimo "manhêêê" que eu escuto! #prontofalei!

    hahaha

    Bjooo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  16. O importante acho que é a gente se esforçar para fazer o nosso melhor por eles, né?
    O meu melhor e talvez a maior falha como mãe é trabalhar muito (porque sou Workaholic mesmo e amo o que faço),mas me viro nos trinta para ficar com ele o máximo possível, me esforço para dar uma passada no meio do dia para dar o banho, mesmo que eu fique sem almoço, se chego e a fralda está suja já grito logo: "essa é minha!" e torço para ele dormir um pouco mais tarde para a gente brincar um pouco mais, mesmo que isso signifique eu acordar mega cansada e tomar uns dois expressos a mais no dia seguinte!
    Parabéns pelo blog
    Abraços
    Bárbara Murayama
    barbaramurayama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Tbm odeio blogs de mãmaes perfeitas e eu tbm sonhava em ter 3 filhos, mas me contento em ter mais 1. Realmente a fase RN é a pior.Tb chorei horrores.rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. caramba identificação total rolou aqui agora, sentiu? hauhauahuahuaha

    ahhh... colega da blogoesfera, tamo junto nessa!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?