quinta-feira, 1 de março de 2012

Gravidez Ectópica e Tubária



Depois que soube que uma cliente nossa e até a atriz Mel Lisboa passou por uma gravidez tubária, decidi escrever sobre, já que não me parece algo tão incomum, e já passei por isso.

Quando comecei a ter sintomas estranhos, devorei a internet em busca de informações sobre o que estava acontecendo comigo, pois sabia que algo estava errado, apesar do meu beta positivo no valor de 800 mui/ml.

A gravidez tubária, é um tipo de gravidez ectópica, ou seja, fora do local correto, que seria o útero.

O sintomas são:

• Sangramento vaginal incomum. O sangue muitas vezes é diferente do da menstruação normal -- pode ser mais intenso ou menos intenso, talvez mais escuro que o normal e mais aguado.

• Dor forte e persistente em um dos lados do abdome é um sintoma comum. Se você sentir esse tipo de dor e existir a possibilidade de estar grávida, deve ir ao médico.

Se a gravidez ectópica não for diagnosticada logo, e a tuba uterina for dilatada pelo embrião até o ponto de se romper, você pode apresentar os seguintes sintomas:

• Dor súbita e forte que vai se espalhando pelo abdome.

• Transpiração, tontura ou sensação de desmaio, diarréia ou sangue nas fezes.

• Desmaio ou choque em consequência de grave hemorragia interna.

• Dor no ombro. Isso pode acontecer se uma hemorragia interna estiver irritando outros órgãos do corpo, como o diafragma.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/perdas/ectopica/

No meu caso eu tive 2 únicos sintomas:  Dor em forma de pontadas do lado esquerdo e sangramento vermelho vivo.

A intenção deste post é compartilhar e ajudar mães que estejam com essa suspeita, pois é importantíssimo para saúde da mãe que seja identificado o quanto antes e é aí que entra meu alerta.

Mesmo com beta positivo e aumentando, fui em uma clínica fazer uma ultra devido ao sangramento e dor [não vou citar aqui esta clínica pois estou processando a mesma]. Bom, a profissional que me atendeu, se é que posso chama-la assim, me disse simplesmente que não havia nada no meu útero e eu COM CERTEZA NÃO estava grávida, que meu sangramento e dor era outra coisa [!!!], isso com meu beta de 800. E me mandou ir para casa.

Eu, que bem conheço meu corpo, fui a outra clínica na hora, esta vou citar aqui porque a profissional que me atendeu foi ÓTIMA, Dra.Denise (Clínica Medscan). Essa Dra. foi um anjo e me disse que eu só sairia de lá quando ela encontrasse o embrião. Um tempinho depois ela encontrou, no meu abdômen e me mandou direto para cirurgia de emergência, ou seja, se eu confio na outra, teria ido para casa em vez de ir para sala de cirurgia.

Fui realmente operada no mesmo dia e tudo correu bem, graças a Deus, no caso a médica descobriu que tive um aborto tubário e por isso o embrião estava no abdômen.

Tirei 3 lições:

1- Confiem em si mesmas, se acham que algo está errado procurem 10 profissionais se for preciso, mas não se contentem com qualquer resposta. A vida de vocês é preciosa e o Brasil está cheio de profissionais e "profissionais".

2-  Eu tinha medo de não engravidar de novo corretamente, mas, graças a Deus, aqui estou eu com filhote de 7 meses, feliz da vida!

3- Um bebê é realmente um milagre, tanta coisa pode dar errado, é tanto detalhe para formar um novo ser humano, desde a fecundação, que foi nessa dificuldade que valorizei mais ainda o fato de gerar um ser, no local correto e saudável. Cada vida é um milagre com M maiúsculo!

Caso tenham dúvidas sobre o assunto, só entrar em contato. Acho que minha experiência pode ajudar.





22 comentários:

  1. Nossa, que absurdo!!!!! Tem que processar mesmo!
    Fez bem em trazer o tema! Conhecimento nunca é demais!!!
    Parabens

    Bjoss

    #amigacomenta

    http://www.lookbebe.com.br
    @look_bebe

    P.S. vc é do Rio né??? Vou amanhã praí e vou encontrar umas #Twitmães em botafogo sabado! Vai estar livre no final do dia?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    vim retribuir a visita e conhecer o seu blog.
    Nossa, esse tipo de gravidez é mais comum do que imaginamos, graças a Deus nunca passei por isso, mas algumas amigas sim.
    E é verdade, o pé cresce depois do filho...muito!rs
    Beijos
    Angi

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é sério mesmo e deve ser falado sim.

    Minha avó teve 2 gestações ectópicas e quase morreu, pq na época não existia US e só se tinha conhecimento do caso quando trompa rompia, que foi o caso da minha avó, mas graças a Deus a vizinha dela era enfermeira e nos 2 casos correu com ela para um hospital e conseguiram salvara vida da minha avó.

    Eu morria de medo de ter também (pelos casos da minha avó) mas graças a Deus tudo ocorreu bem e hj estou na 3ª gestação esperando minha caçulinha.

    Bjos
    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  4. Oi... tambem tive uma gravidez tubaria... eh realmente um assunto serio que, antes de acontecer comigo, eu nunca sequer tinha ouvido falar. Excelente iniciativa. Informacao eh tudo!

    ResponderExcluir
  5. Esses casos acontecem bem mais do que a gente pensa, só que não são comentados. Muito boa sua iniciativa!
    Tbm passei por isso em janeiro deste ano.
    Meu único sintoma era uma cólica, que depois passou a ser mais persistente do lado direito, indo para as costas. Minha go tinha pedido uma endovaginal pra ver se tava tudo bem por causa da cólica, e uma semana depois fui numa clínica, e durante o exame a médica disse q não havia nada no meu útero, só uma imagem no ovário direito,mas que eu poderia repetir o exame depois de uma semana pra ver como estava. No dia seguinte tinha consulta com minha go, e ela na mesma hora ligou pra uma médica amiga dela e fiz outro exame na mesma hora. A médica disse que a imagem era na trompa direita, que havia sangue no útero e no abdomen. Fui internada no mesmo dia pra fazer a videolaparoscopia, onde foi retirada minha trompa direita.
    Se eu tivesse ouvido a médica do 1º ultrasson poderia ter rompido a trompa e eu ter tido uma hemorragia, mas graças a Deus e à minha go foi tud muito rápido e isso não aconteceu. Ela mesma falou da inexperiência da médica que fez o 1º exame, e depois que fiz o outro ela disse que nessa outra médica era poderia confiar.
    No próximo mêsvolto a tentar de novo e espero conseguir meu positivo rápido!
    Bjs e obrigada por dividir informações conosco!
    Joice

    ResponderExcluir
  6. olá,tenho 33 anos e aos 21 tive minha 1° gravidez,que foi na trompa,fiz uma cezária e fim do meu sonho,fiquei em choque por muitos mezes,depressão,tristeza!segui a vida,e aos 28 engravidei denovo dessa vez com uma trompa e metade de um ovário,que foi oq me restou da 1° gestação.Com 2 mezes tive um aborto,mais sofrimento e dor!! estou casada a 4 anos e ainda ñ engravidei,as vezes perco a esperança,desisto! Mais agora resolvi tentar de verdade,estou com medo sim,mais tb tenho fé!ler depoimentos como o seu me ajudam muito,me dão esperança,vontade e força pra tentar! obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu depoimento te fez tentar de novo.Estou aqui torcendo!Tudo vai dar certo!Bjs!

      Excluir
  7. estou com esses sintomas iria ser internada ontem mesmo mais tive que sair do hospital pra realizar exame em outra clinica, são 16 dias de sangramento e dor, quando voltei hoje ao hospital fui mandada pra casa por outro médico, fiz uma ultravaginal que mostrou que não tenho nenhum feto no utero mais o ovário esquerdo está muito aumentado estou sem saber o que fazer cada médico me diz uma coisa diferente, é um sofrimento sem saber se é uma gravidez ectópica s, se sofri um aborto espontaneo ou sé é uma gravidez em andamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!Que perigo!Não sossegue enquanto um médico não te diagnosticar corretamente, mesmo que tenha que mudar mais uma vez de profissional. Sua saúde é prioridade.

      Excluir
  8. Olá, eu tbém fui 2 vezes no PS do hospital e ambas as vezes inclusive com uma transvaginal, eles não acusaram a gravidez, da primeira vez inclusive ele achou que era "coisa da minha cabeça", que realmente não estava! Isso já se dava 15 dias, fui operada com 7 semanas, senti dor e sangramento constante. Após muito investigar consegui achar a ectopica na trompa direita e as mesmas foram retiradas.
    Estou passando esse ano sem ver...apenas aguardando o mês das novas tentativas, que será só em setembro, é muito triste mas Deus sabe oq faz! beijos a todas

    ResponderExcluir
  9. oi,mulheres vitóriosas,pois é assim que me sinto depois de passar por essa grávides,tão dolorosa que é a ectópca,prócurei o medico bem no inicio que me senti diferente,e o medico disse que eu ñ tinha nada depois procurei outro médico e com o teste de grávides nas mão fui diaguinosticada com gravidez tubária e corri pra fazer a sirurgia,eu já estáva com 36 dias sangrando e com dô,agradeço muito a DEUS pelo marido que tenho pois ele foi meu héroi.

    ResponderExcluir
  10. Olá mulheres,estou com muita duvida também.Tive uma forte dor no lado direito do útero no sábado(09/06/12), fui parar na emergência e foi descoberto a minha gestação,só que o primeiro médico falou que eu poderia está com Apendicite também,fui transferida pra outro hospital e um segundo médico relatou que podereia ser uma gestação tubaria e foi descartado a apendicite.Fiz no domingo a transvagianl e nada foi encontrado nas trompas e nem no útero ,somente um pequeno almento do útero e fui mandadada pra casa ,porque a gestação está muito no inicio por isso que não teve como visualizar,fui orientada a ficar fazendo um acompanhamento de um beta quantitativo junto com a transvaginal. A dor está bem menor,mais estou com um pequeno sangramento tipo borra de café ,tem dias que fica escuro e outros mas claroo,estou sangrando assim já tem 30 dias,uma semana sangra mais outras menos.
    Agora estou de repouso em casa , só vou ter uma resposta na terça feira.

    ResponderExcluir
  11. Bruna volte para contar

    ResponderExcluir
  12. Anônima 13de outubro 2012 eu tambem tive duas gravidez tubaria sendo uma agora em setembro de 2012 sofri muito tive hemorragia enterna maia estu mim recuperando tou um pouco triste pois não posso mais ter filhos pelos meios naturais mais tenho que agradecer a Deus pois eu tive um fiho antes disso acontecer que e um menino maravilhoso e a minha vida....

    ResponderExcluir
  13. tive uma gravidez anembrionaria, ou seja não havia embrião, há 5 anos atrás, depois de um ano tive uma gravidez ectópica na trompa esquerda e tomei metrotexato, e após 4 anos outra gravidez ectópica e desta vez perdi a trompa direita,sofri muito a dor física e psicológica. Mas isto só fez aumentar a minha vontade de ser mãe. já fazem 9 meses que tudo aconteceu, fiz a histerossalpingo, e deu tudo normal. não consigo entender o que aconteceu,e antes de tudo isto tive um filho que hoje tem 8 anos que é a minha alegria. gostaria de saber se alguém já teve mais que duas gravidez ectópicas e conseguiu engravidar naturalmente após.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. patricia vc teve ectopica tratada com Mtx e depois fez a histero e a trompa estava boa? então vc pode engravidar neh? olha eu tenho uma trompa com hidrossalpinge e a outra tbm tive uma ectopica tratada com mtx pra preservar ja q não tenho filho e apenas essa trompa se vc puder me responder ficarei mto feliz pois estou com medo de nao poder ser mae

      Excluir
  14. Olá Meninas, meu nome é Flora, ja tive quatro gravides ectópicas, a a ultima foi agora em Junho, nesta ultima os médicos ainda não conseguiram localizar o embrião, estou controlando com o beta e a ecogafia transvaginal, ainda estou sentindo muita colica e enjoo, fiquei quatro dias internada para observação na semana passada, tenho somente a trompa esquerda, pois a direita foi retirada. Alguem já passou por isso? A médica disse que eu posso ter tido um aborto tubario, pois eles detectaram uma pequena massa na minha trompa esquerda, que não esta crescendo, mas estou sentindo dores do lado direito.

    ResponderExcluir
  15. Oii tive uma gravidez tubaria a 1 ano e 4 meses ...estou muito triste pois Não estou conseguindo engravidar denovo

    ResponderExcluir
  16. Oiiii tive uma gravides ectopica a 30 dias, fiquei enternada uma semana fazendo exames. ate q a transvaginal apontou essa suspeita, mais como minha menstruaçao nao estava atrasada eles pediram um BETA pra confirmar, ate q veio a noticia q deu positivo e eu tive q tirar. Sentia apenas dores abdominais e nao tive sangramento. Ja voltei a trabalhar com 25 dias e estou bem. Um pouco chateada, pois descobri q seria mae e ao menos tempo q iria ter q tirar. Sou mae de uma menina de 8 anos e a 10 anos tive minha primeira gravides e perdi com 6 meses de gestaçao e da minha filha tbm tive complicaçao, a base de mediçao minha gravides foi ate o 8 mes. Ja conversei com medicos pra saber se tenho problemas, mais nada! e agora essa gravides ectopica q tirou meu chao.

    ResponderExcluir
  17. Olá tenho 30 anos e 2 filhas do primeiro casamento que não deu certo, me casei novamente e meu atual marido ainda não tem filhos por isso resolvi engravidar para dar esta alegria a ele já que minha gestações foram tranquilas, mas infelizmente aconteceu a gestação ectópica um susto já que no caso dele a ex mulher dele já havia passado por isso e depois ela não conseguiu mas engravidar, passei pela cirurgia e foi retirada a minha trompa direita o medico falou q posso engravidar mas estou com muito medo de ter outra G.E e acabar perdendo a outra trompa, por favor preciso de orientação pois estou muito angustiada, a dor maior foi que no transvaginal vi o embriao e até ouvi o coraçãozinho o que me deixou mas deprimida ainda por saber q ele estava vivo e precisou ser retirado sinto muito dor no coração por isso.

    ResponderExcluir
  18. Olá. Tenho 24 anos e acabei de passar por esta situação. Procurei o hospital depois de sentir fortes dores embaixo do umbigo e frequentementes quedas de pressão. Fiz exame de sangue onde ficou detectada a gravidez Fiquei surpresa ao descobrir que estava grávida e depois de algumas horas, através do ultrassom descobri que o saco gestacional estava alojado na minha trompa esquerda. Como já havia hemorragia abdominal aguda, foi necessário me submeter a uma laparoscopia, onde foi retirado o embrião e a trompa. Ainda estou triste com o que ocorreu e espero futuramente poder engravidar normalmente.

    ResponderExcluir
  19. Tenho 20 anos, e tive uma GE, acho que meu medo é igual de todas que passaram por isso: não conseguir engravidar... mas tenho pra mim que o medo não pode fazer com eu deixe de tentar, a esperança é uma virtude!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?