terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre maternidade, trabalho e culpa




Quando sonhava em ter um filho, pensava que era surreal essas mães que abandonam suas carreiras para cuidar das crianças, para mim isso nada mais era que uma mulher se anulando ao se tornar mãe. Por que raios essa mulher não poderia continuar sendo ela mesma, tendo sua carreira e sendo uma boa mãe??? Por que uma coisa teria que anular outra? Por que um momento tão pleno e sonhado na vida de uma mulher teria que acabar com tudo que ela conquistou antes de se tornar mãe?

Aí engravidei e tive que ficar de repouso por algumas complicações, enquanto eu estava em casa pensava: "Assim que Theo completar 4 meses volto a trabalhar, não aguento ficar em casa." Ele nasceu e ao completar 4 meses eu não tive coragem de entrega-lo aos cuidados de ninguém e decidi cuidar dele até ter uns 2 anos e poder ir para uma creche com o mínimo de independência, mas tem sido muito difícil essa espera.

Comecei a trabalhar aos 16 anos, sempre tive meu dinheiro, mesmo que pouco e nunca fiquei mais que 1 semana desempregada. A falta que tem me feito produzir, sair de casa de manhã, trabalhar, estudar, ter meu dinheiro, comprar coisas para mim, tomar um cafezinho no fim da tarde em alguma cafeteria no centro da cidade e vir para casa de ônibus ouvindo minha músicas favoritas no mp3 tem me consumido.

Eu acordo e já penso: "Mais 1 dia cozinhando, limpando, lavando a interminável louça e tentando entreter uma criança de 8 meses que se entedia em 5 minutos."

As vezes eu simplesmente não estou afim de cantar e fazer palhaçadas para alegrar meu filho o dia inteiro, ou ver Galinha Pintadinha pela 2.87650 vez, queria poder produzir algo de "adulto". Eu vejo meu marido saindo para trabalhar e penso no quanto ele é sortudo, porque sabe que Theo estará seguro, já que sou eu que estou cuidando dele e ainda pode trabalhar o dia todo e curtir Theo nos fins de semana. Porque eu, não apenas curto meu filho, eu curto, mas também alimento, faço o entretenimento, dou banho, trocos infinitas fraldas enquanto levo chutes e por aí vai. [Antes que joguem pedras, não estou reclamando, pelo contrário, amo cuidar do meu filho porque sei que vou fazer perfeito, mas ficar restrita apenas a isso 24hs é minha dificuldade]

Ao conversar com marido simplesmente tive a resposta que eu esperava, já que meu marido é extremamente compreensivo. Ele disse que entende, que não quer me ver assim, que sou ativa e que era para eu ligar para creches e ver o preço. Simples assim!

E agora estou aqui me sentindo a pior das criaturas, a pessoa mais ruim do planeta, porque não quero trabalhar porque preciso de dinheiro, meu marido não é rico, nosso orçamento é limitado,não temos luxo, mas tem dado para levar, quero trabalhar porque sinto falta DE TRABALHAR, de acordar, me arrumar, colocar uma roupa legal, produzir dinheiro, progredir profissionalmente, crescer. É diferente das mães que deixam seus filhos em creche por necessidade. Eu não tenho essa necessidade. Me sinto trocando meu filho pelo mundo. Deixando ele com outras pessoas para ser feliz fazendo outra coisa. Que tipo de mãe faz isso. Sou abominável =(

Em creche ele ficará jogado, pois duvido que alguém se esforce para entreter um bebê, ninar com carinho para dormir, dar comida com cuidado e também tenho medo que ele pegue doenças...falando nisso, quando ele ficar doentinho será que vão medicar direito, cuidar direito??Isso se aplica a cheche e a babá, que seja...não sendo eu, será que vão fazer direito??

Escrevo enquanto escuto o choro incansável dele dentro do cercado, pois hoje, como a maioria dos dias, ele se entedia rápido e só quer colo, nada está bom..aí saio com ele e mais choro no carrinho, gritos, joga chupeta, tira as meias e joga no chão até eu desistir e tira-lo do carrinho e segura-lo no colo pela rua, o que me cansa, lógico e acaba com a graça do passeio. Ou seja, em creche vão ter paciência com meu bebê? Vão dar colo ou vão deixa-lo chorando? Babá terá paciência? Porque eu tenho e muita, sou a mãe e o amo, mas os outros terão?

Me sinto uma prisioneira, ele não tem culpa de nada, mas eu não aguento mais não trabalhar, viver enclausurada, sem poder progredir, com dias iguais, sentindo falta dos 13 anos em que trabalhei, conquistei meu espaço, estudei, progredi, tive desafios e venci. Hoje coloquei alguém no mundo que não posso simplesmente deixar de lado e seguir meus sonhos, afinal, ele é um dos meus sonhos também, alguém que veio porque eu sonhei e quero que ele seja o mais feliz possível. E agora?

Culpa. Muita culpa, porque amo meu filho demais e queria ser a melhor mãe para ele...junto com uma vontade que não some de voltar a ser uma profissional urgente.

21 comentários:

  1. Ah é difícil né. Mas acho que vc não deve se culpar tanto. Você pode tentar um trabalho de meio período inicialmente, pra ver se ele se adapta. Encontre uma creche de confiança... E tudo pode ser melhor do que vc imagina. Eu não sou contra e nem a favor uma mãe trabalhar. Acho que cada caso é um caso. E se deve sempre se guiar por um caminho em que vc e seu bebê fiquem bem. Que Deus te dê muita sabedoria para lidar com tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vim conhecer seu cantinho! Olha, comer na frente da tv é um PESSIMO hábito, com certeza. Mas, olha, eu tenho uma teoria: teoria do mal menor: dentre os males, o que é menos mau? Com o tempo, você vai cortando essa necessidade de tv pra comer, vai substituindo por comer ao ar livre, levar brinquedos pra mesa, comer sozinho... Se você é mae de casa como eu, te entendo! mas eu tenho uma filha que nao come nem na frente da tv!! Mas o problema dela é beeeem mais embaixo...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mas que tristonha!! Voce tem certeza que voce sente falta de trabalhar ou sente falta de sair de casa? voce sente mesmo falta de ficar 8 horas por dia 5 dias na semana se matando por alguma coisa, ou voce simplesmente está cansada de ser babá e empregada 24 horas por dia? Pense em outras solucoes, como, por exemplo, o seu marido assumir o Theo uma hora por dia pra voce sair de casa sozinha, pra fazer qq coisa que te agrade. Pense pequeno, pense em que tipo de coisa parece pouco pros outros, mas pode ser muito pra voce; por exemplo, comprar comida congelada uma vez por semana, ou mandar as camisas do marido pra lavanderia em vez de voce mesma lavar.
    Quanto a creche, muito provavelmente ele vai ficar doente sim (sem contar que crianca doente nao vai pra escola, fica em casa, ou todas as criancas adoeceriam em dois dias). Mas tenha certeza de que ele nao vai se entediar na creche, nao precisa de ninguem entretendo o tempo todo, pois a propria dinamica da creche ja o entreterá e cansará. Tente ver o lado positivo de ficar em casa. Pensa bem se voce realmente sente falta de TRABALHAR, ou se voce só sente falta do que circunda o trabalho: os colegas, o café, o "estar-sozinha". Ser mae é uma grande entrega, mãe de casa entao, é vocação!

    ResponderExcluir
  4. É, Papai sempre tentar aliviar as coisas com a máxima claridade possível, afinal, além de pais responsáveis, somos humanos e temos nossas vontades.

    Para as crianças nosso amor, educação frequente até seus anos de maior liberdade social, tudo na devida hora e proporção.

    É sim um risco ao desenvolvimento infantil botar a cria, mesmo por necessidade, em creche. Diversas famílias enfiam suas crias na creche e o dinheiro gasto nesta "escolinha" alimentaria diversas famílias, você poderia comprar comida ao seu pequeno e ainda curtir ele.

    Seja o pai ou a mãe, se tiver que passar dificuldade, que seja com sua criança perto. Se a Mãe fabrica mais grana, a mesma deixa o leite, as instruções pro pai enrolado preparar o NAN e se o Pai fabrica mais, que este leve alimento, respeito à mulher, educação e força de vontade pro filho. Não tem desculpa que trabalha fora e tá cansado, sério! Mesmo deitado, cansado, poderá colocar seu filho em cima de ti pra brincar, que seja fazendo careta que não cansa, ele se distrai e ainda faz bem à seu ânimo e à cognição de seu filho.

    "Existe mil maneiras de preparar Neston, invente a sua!"

    Pai do Theo, vítima da decisão da Mãe (huahuahua, coitadinho ele nem sabe que temos tanta dúvida assim)

    ResponderExcluir
  5. Amiga sei o que você sente, passei por essa fase e resolvi ela de forma simples, tirei dias para ir sozinha com as amigas no cinema, voltei a fazer faculdade, e passei a trabalhar em meio período em casa.
    Relaxa, busque alternativas, daqui a pouco essa fase passa, e vc nem vai lembrar dela

    ResponderExcluir
  6. Ah! Estou passanso pelo mesmíssimo dilema!!
    Estou enlouquecendo dentro de casa!
    Já decidi voltar a trabalhar, mas meu problema ainda é maior, pq ainda tenho que fazer provar para obter a licença para atuar aqui em Nova Iorque.
    Mas estou caçando emprego de meio período em qualquer coisa!
    Sinto muita falta de sair de casa, ver gente, conversar com adultos!!

    E ao mesmo tempo, morro de não ter NINGUÉM que eu conheça e confie para ficar com Shea..

    Difícil, hein?
    Boa sorte na sua decisão, querida!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu entendo muito seu post, as vezes me dá um desespero por estar em casa há tanto tempo ( parei qdo tive meu mais velho que tem 5 anos), mas ao mesmo tempo me vejo sem saída, porque na minha situaçao atual está fora de cogitação deixar meus dois filhos na escola em período integral pra eu poder trabalhar, mesmo porque seria bem difícil. A vida é assim, a gente tem períodos de escolha, eu invejo as amigas que trabalham e tem grana sobrando pra comprar roupas caras, etc...mas sei que muitas me invejam tb, e me falam, por eu ter esse tempo com os meninos, por serem tào bem cuidados, alimentados e porque ainda me sobra um tempinho pra ficar sozinha e fazer minhas coisinhas. é um dilema sempre, pois a culpa está em todo lugar, a gente apenas escolhe qual é a mais amena.
    beijo querida, felicidades e boa sorte!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida!

    Poxa, sabe que o seu post e seu momento é bem parecido com oq eu estou passando!!
    Parei de trabalhar para ser mãe, sofri muito no começo pq sempre trabalhei, sempre me virei e agora estava dependente do meu marido.
    Não que ele me cobre ou seja mão de vaca mas, foi dificil me acostumar com isso!!
    Depois do Pedro logo veio a Cacá e daí, eu tive que ficar em casa mesmo, este ano coloquei a Cacá na escola, já foi um sofrimento pq eu pensava: eu to em casa! Pq ela tem q ir pra escola? Ela so tem 2 anos, eu podia ficar com ela e bla, bla, bla...
    O marido quis q eu colocasse ela na escola pra poder ter pelo menos algumas horas pra mim, pra fazer o q eu quisesse, daí, eu comecei a sentir falta de novo de me sentir util.
    Não que eu não seja util sendo mãe e cuidando da casa mas, simplesmente sendo util e produzindo algo, sabe?
    Daí, recebi uma proposta de emprego, a entrevista é amanhã e eu to aqui, sem saber o que fazer pq se eu voltar a trabalhar, talvez tenha que colocar as crianças em periodo integral na escola ou pagar alguem pra ficar com elas de manha, levar na escola e tudo mais.
    Não sei oq fazer tb!! ai ai..
    Q Deus nos ilumine e nos de força pra escolher o caminho certo!!

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  9. Acho que de todas que comentaram, eu sou a única que trabalha full time, né? Bem, eu sou como você, odeio ficar em casa, é um trabalho muito chato e que nunca é reconhecido. Além do que você faz num minuto e no minuto seguinte já está tudo desfeito. E olha que só estou falando do trabalho doméstico, nem estou falando das crianças.

    Amo meus filhos, adoro a companhia deles e passo todos os minutos disponíveis com eles. Mas não sinto a menor culpa em deixá-los na escola, acho que essa culpa eu nunca senti. Já senti outras, muitas outras. Mas não essa.

    E não me sinto nem um pouco menos mãe por causa disso. Pelo contrário, me sinto uma mãe muito boa, melhor do que muitas outras que vejo por aí. Inclusive o meu post "Eu sou uma mãe má" que coloquei na segunda-feira no Mulher e Mãe é exatamente sobre isso.

    A história da babá é mais delicada, não vou falar aqui senão faria outro post. Mas se você souber escolher bem a creche seu filho NÃO vai ficar jogado. Pelo contrário, é mais fácil ele ficar jogado em casa do que lá. Porque eles têm uma programação para fazer com a criança, as atividades são programadas com antecedência justamente porque eles sabem que crianças sem ter o que fazer ficam entediadas.

    Na agenda da Alice sempre vem contando o que ela fez "Hoje ouvimos a história dos 3 porquinhos", "Hoje fomos ao parque", "Hoje pintamos sapinhos". Claro que eu sei que ela não fez só isso durante o dia todo, mas é bom para mostrar o que eu disse: eles estão preparados para isso. Diz ai quantas mães fazem uma programação de atividades para fazer com o filho todos os dias? hahahahaha

    Sem contar que eles aprendem a socializar, a dividir, podem pintar a vontade sem destruir nossa casa e ganham muitos amiguinhos. Se eles ficam doentes? Sim, eles ficam. Mas vão ficar de qualquer jeito em algum momento, porque a convivência com vários tipos de vírus e bactérias é que prepara o organismo, cria a imunidade. Vão se estranhar, bater, apanhar, morder, ser mordidos? Vão sim, mas também vão aprender onde termina o espaço deles e começa o do outro.

    Eu tenho dois estudando em período integral, não é lá muito barato, mas pesquisei bastante e achei uma boa opção, que não é nem a mais barata nem a mais cara e tem qualidade que eu quero. Mas ainda que eu trabalhasse só para pagar isso, acho que ainda valeria a pena. Pela minha alegria em ser útil e pelo aprendizado que eles ganham. Não quero criar meus filhos em bolhas, é bom para eles conviver com outras pessoas.

    Fiz um livro aqui...rsrs Mas espero que tenha ajudado! E só para finalizar, como eu faria esse trabalho que eu amo, na Mulher e Mãe, sem o apoio da escola deles? :)

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras encorajadoras.
      Vou lembrar delas quando meu pequeno for para a escolinha (daqui a seis meses, espero!)

      Excluir
    2. Nossa Thaty, amei seu post... sou pedagoga e acho que nunca vi uma mãe traduzir com tanta certeza e carinho o trabalho feito nas escolas... parei de trabalhar pra ficar com a minha filha, logo ela fará 2 anos e a deixarei na escola!!! (posso usar seu depoimento na reunião de pais
      com os devidos créditos????)

      Excluir
  10. Nada é definitivo, isso que precisamos ter em mente,
    Se vc não gostar da experiência volte atrás.
    Primeiro vc deve conhecer as escolas/creches. Se realmente achar que não vão cuidar bem do Theo não coloque, pois vai sofrer com essa culpa.
    Mas se tiveres certeza que ele está feliz, num lugar da tua confiança, um espaço bom para ele, essa culpa vai embora e vc pode voltar a trabalhar e ser feliz como mãe e profissional também.
    Eu moro em apartamento e te digo, quando começam a andar, correr, pular sofá, aí que nada os entretém e não há criatividade que seja suficiente pra ocupar todas as horas do dia. Somos sugadas e eles insatisfeitos.
    Estou há 3 dias apenas em adaptação e observo a escola como todo.
    Vejo elas cuidando dos bbs menores, ninando com carinho, cantando para eles, dando atenção com alegria e disposição.
    Realmente me senti confiante, segura para deixa-lo lá. Se tivesse duvidas com a escola não teria colocado. Eu decidi na hora: é aqui, pode ser agora.
    Visite as escolas com ele. Ao contrário do q sentes, pode ser bom para ele também e vc não vai se sentir egoísta por escolher isso pra ele.
    Coração de mae dói. Só outra mãe pra compreender.
    Beijos
    #amigacomenta;)
    Nessa
    www.babydanessaedobeto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou num dilema parecido com o seu. Sempre trabalhei e como morava perto da minha mãe, ela sempre me ajudou com o anjo. Assim, não me sentia culpada, além de saber que não teria pessoa melhor para cuidar dele, depois de nós (eu e marido).
    Há um ano, viemos morar em outro estado, e como por aqui somos só nós 3, e meu marido viaja muito a trabalho, eu não trabalho mais.
    Ano passado, tudo bem, era um ano de adaptação.. o anjo sentiu MUITA falta de todos, e foi muito bom ser mãe em tempo integral. Só que esse ano eu não aguento mais ficar em casa, ser dona de casa. Como sinto falta de trabalhar, de ser assistente social, de ser útil de novo. Mas penso, como o anjo vai ficar? E se acontecer algo, quem vai ficar com ele? Não é fácil. E ele faz 5 anos dia 26 agora..
    Que dê tudo certo para vocês. Beijosssss

    ResponderExcluir
  12. Sou como vc sabe, sempre trabalhei e quando a Lara nasceu não tive muito a opção de escolher e quando ela completou 5 meses eu voltei trabalhar, quando o João nasceu foi a mesma coisa, não vou te falar que muitas vezes sinto culpa, me questiono, mais te falo que não consigo me ver em casa por tempo integral, realmente eu preciso desse tempo para mim e eles também se acostumaram com nossa rotina, o momento que estou com eles é muito intenso sempre procuro algo diferente para fazermos faço questão de aproveitar cada momento.

    ResponderExcluir
  13. Então.. essa questão é muito complicada...
    Voltei a trabalhar quando Laís tinha 5 meses e não foi facil.. nunca é.. ainda hoje não é!
    Ela ficou com minha mãe por um ano e meio.. e no inico do ano foi para a creche..
    Imagino como esta se sentindo.. mesmo trabalhando sinto essa necessidade de mim.. algumas pessoas não entendem que tbm temos necessidade de ser seres individuais.. e atender nossas necessidades!!!
    Em fim... espero que logo vc encontre um meio termo e uma solução!
    Bj grande!

    ResponderExcluir
  14. Oi Querida, me chamo aline (dadivadivinadedeus.blogspot.com.br) e tb tive um blog que parou por causa da minha dismotivação depois que me tornei mãe. Sinto exatamente o que vc sente, agorinha mesmo estou em crise nervosa pq minha filha de 1,1 mês está um porre, não come, enche o saco, grita, esperneia enfim...Sou mais radical nas palavras, mas, se eu disser que a amo muito não vai parecer grande coisa depois de tudo que falei. Mas a verdade é que a amo muito, entretanto, me sinto um lixo pois vejo por aí blogs floridos com uma maternidade que eu desconheço. Também fiz a opção de deixar o trabalho pelos mesmos motivos q o seu e nesse ponto não me arrependo...a única coisa é que sinto que estou deixando de ser eu para ser uma maluca estressada que sequer tem tempo de viver. Pior é escutar das pessoas conselhos de quem sequer passa por perto do que a gente vive.

    Tem gente que me diz: estuda para concurso, vc está em casa - obs: a casa está um rebú todo dia, loça, roupa, comida etc. Deixei uma carreira para ser amélia e hoje não tenho valor, estou frustrada...e ainda carrego a culpa da maternidade...

    Como as colegas daí de cima disseram: não é fácil mesmo.

    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  15. Tenho gêmeos de 2 anos e diante do caos que virou a minha vida, recorri ao Google para saber se mais alguém passa pelo que estou passando. Era executiva de uma multinacional e voltei a trabalhar assim que eles completaram 4 meses. Ficou combinado que eles ficariam em casa com duas babás e a minha mãe - que mora bem próximo- supervisionando a ação delas. Na minha cabeca estava tudo ótimo, pois depois do período da licença maternidade finalmente minha vida estava voltando ao normal. Com o passar do tempo, fui percebendo que estava perdendo todos os fatos "marcantes" típicos da idade como a primeira palavra, os primeiros passos, o primeiro dentinho...Eu recebia ligações da minha mãe com as noticias e com o tempo isso foi me incomodando... Para resumir, os finais de semana eram horríveis, porque eles nao me deixavam nem tomar banho sem que fizessem um escândalo, já que sentiam muita falta da minha presença. Era o tempo inteiro no colo ( com dois, imagine só) e eu só pensava em sumir para bem longe e nunca mais voltar. Chegava a segunda feira e eu exausta, acabada e cheia de coisas para resolver. Isso sem contar os problemas que surgiam no meio do caminho, como as doenças, faltas das babas, confusão entre elas, exaustão da minha mãe e tudo mais que envolve a rotina de dois bebes. Assim que completaram 2 anos, resolvi largar tudo e ficar perto dos meus filhos. Foi a maior loucura que já fiz, admito. Mas nao me arrependo. Também nao conheço essa maternidade florida que alguém acima mencionou, também me sinto um lixo quando vejo as mães que exalam felicidade com essa rotina domestica com os filhos. Mas acho que se temos condições, temos que tentar estar com eles. Meus filhos também têm dias que estao insuportáveis, fecho meus olhos e em fração de segundos me arrependo de ter largado tudo para ficar com eles. Mas isso logo passa e um novo dia chega. É só uma fase e vai passar. Em breve estarão na escola, em breve terão seus próprios amigos e em menos tempo do que esperamos terão vergonha do nosso beijo, do nosso abraço e vão inventar desculpas para passar o feriado com os amigos e nao conosco. O tempo para rápido e temos que curtir o que podemos. Um beijo e boa sorte nas suas escolhas!

    ResponderExcluir
  16. Para conforto de vocês, vou contar como se passa comigo. Voltei da licença maternidade e trabalhei por dois meses só. Decidimos eu e marido que eu ficaria com a nossa filha. Foi a melhor coisa que fiz.

    Hoje após oito anos, estamos nos separando. O recomeço é difícil, mas aos poucos já estamos nos adaptando. Com o divórcio, tenho a necessidade de voltar ao mercado de trabalho. Estou com 38 anos, cheia de planos, reaprendendo muito, consegui uma oportunidade na minha área (sou graduada na área de saúde). E vamos muito bem obrigada.

    Nesses anos todos eu sempre me senti culpada por não estar trabalhando. Assim como agora, me sinto culpada por estar retomando o trabalho.

    Ser mãe é isso amigas. Li certa vez, que ser mãe é sentir o coração bater fora do corpo.

    Vivam o presente, tudo se ajeita com o tempo.

    Estou tentando também aprender essa lição.

    Coragem para todas nós!!!

    ResponderExcluir
  17. nossa, estou mega aliviada!!!!!
    sinto isso.............meu Deus!!! amo trabalhar, sair, produzir! meu filho está com 18 meses e coloquei agora na escolinha apenas 2x por semana meio período, assim consigo trabalhar com meu marido e fazer minhas coisas) sou outra pessoaaaaaa e em agosto ele irá todos os dias na escola!! vejo as mães dizerem que amammm ficar com o bebe e que so vao colocar na escola com 3 anos....mas essas mesmas mamães deixam os bbs com os avos, empregadas etc....eu cuido sozinha 24h!!!! estou mais aliviada.....

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Sei bem como é difícil ter que conciliar maternidade e trabalho. Ao mesmo tempo em que queremos estar com nossos filhos e ser a mãe nota mil, também queremos ser valorizadas, ser útil, estar antenada com o mundo e ter uma vida profissional digna, que nos enobreça. Ainda mais se houver a real necessidade de ajudar financeiramente a renda familiar. São fraldas, leite, frutinhas, legumes...tanta coisa para comprar e pagar!!! O orçamento familiar fica complicado quando se aumenta a família. E como é duro ser mãe!! Queremos ficar com nossos bebês, mas a necessidade de trabalhar às vezes é maior.
    Quando estava grávida da minha caçulinha, uma pessoa amiga me apresentou um sistema de renda extra para trabalhar na minha própria casa. Dessa forma eu poderia ter minha renda, exercer um trabalho digno e moderno, e claro, construir um salário mensal vitalício para que um dia eu pudesse exclusivamente trabalhar online e poder ficar juntinho dos meus filhos e ainda cuidando da minha casa. Afinal, minha prioridade sempre foi minha família.
    Entrei com garra e coragem. Adaptei meu cantinho de trabalho e sempre que sobrava uma folguinha eu partia para o trabalho. Quando as crianças dormiam, quando estavam na companhia de alguém, quando eu tinha um tempinho sozinha...sempre que eu tinha uma horinha vaga eu ia para meu cantinho de trabalho e começava meu serviço.
    Foi assim que com o tempo fui vendo os frutos do meu trabalho vindo até mim. Minha renda esta crescendo a cada dia e assim eu posso ajudar meu esposo com as despesas, ter meu dinheiro extra.
    Para mim foi ótimo entrar nessa empresa, pois além de ser um trabalho honesto (nada de fraudes ou pirâmides), tenho a oportunidade de poder ser uma mãe mais presente e muito valorizada por todos a minha volta.
    Deixo meu conselho a todas as mamães: curtam seus filhos, priorizem sua família e confiem em Deus!! Mas façam também a sua parte: fé e ação devem andar juntas!!
    Para aquelas que querem conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho que executo deixo o endereço do site da empresa. Ah, também deixo o meu email pessoal para que possamos trocar experiências e, quem sabe, tirar suas dúvidas com relação ao meu trabalho na internet.
    Será um prazer te ajudar.
    Com carinho,
    Flávia
    www.frpromotora.com/flaviafr932555
    fla.negociosnet@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa... seu post é triste, e desanima qqr mae. Olha se vc ama tanto trabalhar lhe digo que criancas que vao cedo pra creche sao muito mais espertas, desenvolvem e aprendem mais rapido. E creche nao quer dizer qie seu filho vai ficar largado.. depende da creche ne.. se vc ainda tem esse conflito na sua mente procure a ajuda de um psicologo.. abraco

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?