segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segurança de mãe

Sempre que meu filho acorda e se vê sozinho no quarto ele chora, daí, basta eu chegar perto do berço para ele sorrir. Não preciso cantar, brincar, ou nada. Ele apenas me vê e sorri.
Há pouco tempo ele chorava na rua quando passava um carro ou moto barulhenta. Tomava um sustão e chorava. Agora isso só acontece se ele tiver no carrinho, porque no meu colo ele toma o susto, mas me agarra com força e não chora.
Essas situações me fizeram pensar o quando ele se sente seguro comigo. Fico feliz com isso mas ao mesmo tempo com pena, pois, tadinho, ele deve me achar super poderosa e mal sabe que sou uma mulher insegura, que chora com qualquer febre dele e passa mal quando ele toma vacinas. Ele não tem a menor noção que até uma mariposa me faz sair correndo e ligar para o pai dele perguntando que horas vai voltar para expulsá-la daqui de casa, mal sabe que nem vejo filmes de terror porque, na altura dos meus 28 anos, me impressiono com filmes de terror e, sim, tenho pesadelos.
Comecei a pensar sobre isso, até que lembrei da minha mãe. Em 2010, quando precisei ser operada de emergência por conta de um aborto tubário eu liguei para ela correndo. Ela estava viajando e eu liguei chorando porque eu seria operada. Eu, sempre frouxa, chorava de tristeza, mas principalmente de medo. Ela veio imediatamente, mas chegou quando eu tava entrando na sala de cirurgia. Aí minha médica começou a cirurgia e disse: "Sua mãe já chegou aí" Ufa! Só isso já me acalmou 90%..Como assim?? Não era minha mãe que ia me operar, ela nem tava na sala, eu nem tinha a visto, mas só de saber que ela estava lá pronto. Me senti mais segura.
No meu parto [normal e sem anestesia] eu senti tanta dor que achei que ia morrer. Nunca tinha sentido aquilo, mas eu olhava para ela do meu lado e pensava: "Ah! Se acontecer qualquer coisa minha mãe tá aqui, então menos mal."
Isso me fez concluir que, segurança de mãe, é um laço eterno, sem limite de idade. Nos sentimos forte na presença das mães e nem ao menos paramos para pensar o porquê, imagina nossos bebês..
Minha mãe também deve ter medos e inseguranças mas eu nem as enxergo, as vezes até duvido que ela os tenha, porque para mim, basta ela estar perto que "resolve tudo". É só a coisa ficar feia que me vem o famoso 'quero minha mãe!'
É assim que devo ser para o Theo, a segurança dele, a pessoa que ele busca quando acha que qualquer coisa está errada. E, pensando melhor, mesmo com todas as minhas inseguranças, sou sim, a mulher mais forte do mundo quando se trata da proteção do meu filho e com apenas 5 meses, ele já sabe disso!

9 comentários:

  1. Realmente, eu nunca tinha pensado no fato de que meus filhos devem procurar em mim a mesma segurança que eu procuro na minha mãe...

    Tinha uma época da vida em que eu estava longe dela, que em momentos difíceis eu pensava muito, quase que chamava por ela. E era tiro e queda, ela sempre me ligava...rs

    Mãe é bom demais!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Realmente só de pronunciar a palavra MÃE já traz conforto...
    Os meus às vezes me chamavam só para saber se eu estava por perto, muitas vezes não queriam nada, só me ver por ali...
    Grande bj e obrigada pelo post lindo!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Seu post realmente é lindo e emocionante, e acho que nada no mundo pode passar mais segurança do que estas tr~es letrinhas: MÃE. hj moro a quilometros de distancia da minha mãe, mas quando o bicho aperta, basta ouvir a voz dela ao telefone para que eu tenha a certeza que tudo vai dar certo..
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Esses dias eu estava refletindo isso, do como me sinto importante em muitas vezes com um abraço,um beijinho e até mesmo só com a presença poder acalmar o coração dos meus filhos!

    Muito bom seu texto
    MichelleImilio
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Muitoooo boa reflexão!
    Com certeza somos o porto seguro dos nossos filhos, assim como nossas mães são simbolo de segurança para nós.
    Adorei.
    ps. minha filha (1 ano e 2 meses) corre e agarra na minha perna quando escuta cachorro latindo. hehhehe

    Bjosss

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Por isso a maternidade nos transforma tanto. Primeiro adquirimos novos medos: febre, tombo, violência, acidentes... tudo que possa ameaçar nossas crias nos amedronta muito. Depois, vem a reação, a leoa que mora em nós, manifesta-se com voracidade diante de cada uma dessas ammeaças e defendemos nossos filhotes com garras e dentes.

    bjs

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Minha cara vc pode ser a mulher mais 'fraca' do mundo e teu filho sempre vai te ver como a Mulher Maravilha =)
    É o porto seguro, afinal vc carregou ele ali, por nove meses, alimenta, dá colo e carinho.
    É muito bom ser o porto seguro de alguém, principalmente quando esse alguém é o nosso filho!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Percebo isso quando Luna corre algum perigo e logo grita: "Mãe!"
    E só o meu abraço a conforta!! Sei que ela de sente muito segura comigo, mas com o pai também e acho isso bom demais!!

    Beijão.
    #amigacomenta

    E só mais uma coisinha: adorei o nome do blog!!! Voltarei aqui com mais calma essa semana estou viajando! =D

    ResponderExcluir
  9. Mãe do Theo.
    Disse tudo. Essa segurança que passamos para ele é algo mágico, eterno e inexplicável.
    Colo de mãe é tudo de bom.
    Bjs
    Fabi
    Mulher e mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?