sábado, 15 de dezembro de 2012

Desmame por favor!

Theo: "Não vivo sem vc peitola!"

Eu achava que toda dificuldade que eu teria que passar com amamentação já tinha ido embora, mas não. Desmamar é muito mais complicado que eu pensei.

Decidi desmamar Theo...Não. Não é porque ele já anda, segundo o carinha falou na Ana Maria rsrsrs e sim porque está muito complicado para mim. Não to feliz. E isso não é TPM.

Meus motivos:


  • Theo além de mamar a madrugada toda, decidiu que quer também chupetar a madrugada toda. Antes ele mamava, virava e dormia, agora mama e ai de mim se tirar a peitola dele, ele grita e chora, um escândalo em plena 3 horas da matina. Quer chupetar, simples...e eu? Dormir pra que? É profundamente irritante...E não adianta dar chupeta, ele fica mais estressado ainda e joga a chupeta pro alto. Seria cômico se não fosse comigo.
  • Ele agora quer mamar o dia inteiro, brinca 5 minutos e pede peito e mesmo se tiver de barriga cheia, mesmo depois de almoço, sobremesa, suco, lanche...Ele pede peito diretão mesmo, o dia inteiro!!Olhou para mim e vê um peito ambulante.
  • Meus peitos estão cortados e machucados como se eu tivesse um filho RN, mal dá pra usar sutiã sem doer e arder...triste.
  • Já ia esquecendo: ele também resolve mamar no mercado, na padaria, quer peito nos momentos mais loucos do dia. Trollagem mode on! E claro, eu não dou, e claro ELE DÁ UM SHOW de pirraça na rua. Se não fosse meu filho eu até bateria palmas, tamanha capacidade técnica de mobilizar as pessoas rs!
  • Já tentei explicar, digo que o mamá tá dodói, simulo choro e ele caga e anda pra isso...Não sei mais como explicar a ele que ele não precisa mamar de 5 em 5 minutos. Converso, converso e converso e ele deve ouvir blá, blá, blá...Theo é super esperto, já entende quando digo que é hora do banho e vai para o banheiro sozinho, eu peço para tirar a fralda antes de entrar no chuveiro e ele tira, já come até sozinho, mas falar que ele não precisa mamar tanto ele decidiu não entender...
  • Ando irritada. Muito irritada com essa situação. Sinto dor, mas acabo dando vencida pela dor de cabeça que é os gritos dele e choro escandaloso pedindo mamá. Tá confesso, às vezes nem to com dor de cabeça, mas sinto muita peninha dele.
Então, por causa dessas coisas que não tá sendo nada feliz para mim no momento. Quem me conhece sabe que amo amamentar, mas o que antes eu fazia com prazer e felicidade, agora se tornou motivo de choro, meu e dele =/

No fundo, queria amamentar mais, pois gosto muito, mas dessa forma não dá...queria como antes, quando ele mamava normal, por fome e não assim. Ele outro dia chegou a vomitar, pois tinha almoçado bastante e cismou que queria mamar, daí eu não dei e ele chorou por 20 minutos seguidos, daí eu dei e ele de tão cheio e falta de espaço no estômago vomitou. Olha que tenso...

Mas tá. Desde segunda tento desmamar e nunca consigo, em nenhuma das vezes. Ele chora, 5, 10, 15, 20 minutos, grita, se joga no chão, me bate, tipo aquela atração do Sérgio Malandro há 20 anos, a Porta dos Desesperados, com Sérgio Malandro falando: "Quer uma bicicleta? Se jogaaaa! Grita, grita!! Imita um macaco, gritaaa!" Aí eu acabo dando por pena ou porque minha dor de cabeça atingiu o nível máximo.

Noto que ele hoje mama por vício, não é fome, é puro vício, mania, não sei...Só sei que não to conseguindo fazer ele parar, mas preciso.

Sérgio Malandro: "Vc quer peito Theo??Então se jogaaaaa!Agora grita, grita, agora imita um jacaré!!"

16 comentários:

  1. Ai amiga que dificil hein...
    O que posso te dizer flor é que se vc não está feliz com a situação e se explicar não está funcionando o melhor a fazer é retirar mesmo. O desmame é algo super doloroso emocionalmente para nós e para eles, mas é uma etapa que não pode simplesmente ser pulada, quando chega a hora tem que ser. Tenho que te dizer que não será fácil, mas com força você irá conseguir, ele vai chorar, vai gritar, vai sim amiga! você vai ficar com dozinha,é claro que vai... mas se mantenha forte e sempre explicando a ele por mais que ele finja não escutar. Tente distrai-lo com outra coisa, leia uma história.
    Amamentar é fundamental sim, mas não deve ser algo sacrificante.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. O desmame aqui em casa foi a minha filha quem quis,mas acho que foi por causa da mamadeira e da chupeta- que detesto hj- que possibilitaram isso. Já li que a corrida, esporte que pratico, também altera o gosto do leite, a pediatra disse que isso era balela, mas ela desmamou sozinha bem na época que comecei a intensificar meu esporte. Se o gosto mudou, nunca vou saber.
    Tbém estou numa fase complicada, a do desfralde. Mas acho que devemos ter paciência nestas mudanças, encarar as pequenas vitórias passo a passo, da mesma forma como fazemos quando nossos filhos começam a andar, é muito difícil pra eles também tais mudanças. Mas quem decide somos nós.Não sei se penso certo, mas acho que é assim
    Boa sorte e muita paciência pra vc!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    To passando para lhe desejar um final de ano maravilhoso e um 2013 especialmente feliz! 
    Tb vim lembrar que segunda-feira é o último dia para concorrer a brinquedos geniais da Xalingo lá no meu blog: http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2012/11/concurso-cultural-natal-especial-com.html?m=1 Abçs,  Maura

    ResponderExcluir
  4. Thatá lembra desse meu post que você comentou http://ruivicesdeumaelisa.blogspot.com.br/2012/05/tira-ou-nao-tira.html
    Elisa estava mais ou menos com a mesma idade do Théo agora. e por incrivel que pareça passou... posso te dizer que essa fase de puro stress é nada mais nada menos do que a chegada dos terríveis dois anos... quando você menos esperar ele vai está virando uma criança e precisando mais ainda do acalento, seja pra matar a sede seja pra se acalmar, ou simplesmente pra se sentir seguro pra essa nova fase que ele vai entrar... sei que é dificil, eu sofri na pele, e hoje vejo como foi e está sendo importante pra minha filha encarar essa transição (pq ainda não acabou) com o peito a sua disposição. olha sinta-se abraçada, um abraço e bem forte, te desejando força e calma.
    beijo enorme no coração
    aaaaaaaaah ee se começarem a te pressionar a tirar a fralda pq é verão... nem de longe pense nisso, só vai piorar a situação e deixa-lo ainda mais irritado.. vai por mim!!

    ResponderExcluir
  5. Oie Thatá... eu tbm passei por tudo isso, confesso que não era nada fácil, acabei decidindo pelo desmame... as vezes me arrependo, por outro lado naquele momento foi o melhor para nós!

    Boa sorte =)
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha pensado no desmame do Vinny... Acabou que mamadeiras introduzidas por conta de uma pós graduação que comecei (um fim de semana por mês), depois o trabalho e o berçário acabaram por fazê-lo desmamar naturalmente, cedo demais pro meu gosto, mas fazer o que? Na última semana eu oferecia o peito e ele literalmente ria da minha cara, um sarro!!

    ResponderExcluir
  7. Ai Tha, ta complicado mesmo viu, mas você só vai conseguir dando um castiguinho nele, por que ele ja sabe que se da um show voce dá T.T esse é o grande mal das mães né...vai ter que começar a negar messssmo e sustentar esse não, depois dar um mamar em espaço de tempo maior e ir diminuindo até parar =(

    ResponderExcluir
  8. Ola querida... Amei conhecer seu blog, o seu relato no blog da Amiga Tati foi lindo, me emocionei...
    Nossa imagino o que esta passando, aqui em casa foi super difícil, depois de ter tentado de tudo, um belo dia ele resolveu aceitar e tomar a mamadeira... Fiquei hiper feliz, pois já não estava bem amamentando, tinha muitas dores nas costas e não podia tomar remédio. Sei que vai ser difícil, mais vai ter que ir tirando aos poucos, e se ele chorar vai ter que sustentar o não, e tentar a mamadeira, claro se ele estiver com fome... Boa sorte nesta etapa... Bjs
    Vivi e Isaac
    https://isaacparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ele mama pq tem necessidade de vc, necessidade desse contato, mas se está pesado amamentar vai colocando horários q se encaixe melhor na sua realidade. Quando coloque horário Isaac desmamou sozinho, perdeu o interesse.Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Ai Thatá como eu queria te ajudar! Mas quando a Melissa e o Murilo nasceram não tive leite, e o Joaquim é adotado então... Sempre sonhei em amamentar sabe? Mas infelizmente não foi possível, mas vai que para a Catarina, Deus me ajude a ter leite. Realmente não sei o que falar porque nunca passei por isso, o máximo que passei foram por longas horas com uma menininha chorando por chupeta e um menininho chorando pela mamadeira, mas só que isso não faz mal eles levaram para tudo quanto é lugar né?! Mas se você acha que é o melhor para ele, e principalmente, para você então vá em frente! E não vá pela dos outros, viu? E a mesma coisa no desfralde. Desfraldei a Melissa no inverno porque foi a época em que ELA decidiu, e não os outros! E foi em um dos invernos mais frios que passamos, e ela só fez xixi na calça umas três vezes.
    Beijos, Bruna.

    ResponderExcluir
  11. Thá e Theo, amo seus posts e espero que em 2013 eu possa ter o privilégio de ler muito mais das suas delícias literárias por aqui. Adorei te conhcer, você é muito doce. Desejo um 2013 repleto de coisas boas, de amor, de paz, de alegrias, enfim, tudo de bom. Estou aqui para o que precisar!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi querida...passando aqui pra desejar um ótimo ano novo para você e sua família!
    Fazia tempo que eu não deixava um recadinho aqui no seu blog, mas uma das minhas resoluções para 2013 é passar mais aqui, estar mais próxima de você.
    Tenha um ótimo ano novo!
    Beijos!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  13. amiga, mega saudades de você! Manda notícias!!!

    ResponderExcluir
  14. passo sempre pr aqui... que saudades de ler seus textos...

    ResponderExcluir
  15. Xará, apareci por aqui só para comentar esse post do qual tanto me identifiquei!!!

    Somos muito crucificadas quando decidimos desmamar. Tem a galera do contra e a do favor, e vc nunca agradará nenhum dos dois. Li seu relato e é exatamente oq vivi, era como ler minha história, sei oq passa! é terrível um momento tão maravilhoso como a amamentação se torar algo tão frustantes, e não adiante se iludir com essas histórias de " ah mãe, põe horário,cria uma rotina e blá blá blá" não é assim q funciona com todo mundo, até parece q se eu dissesse " Davi não ta na hora de mamar" ele iria largar e ponto, ele ia fazer um escandalo! e não é pq ele é malcriado, é pq o peito era o vicio dele e ponto!
    Se chegou a hora amiga, faça, só vc sabe quando essa hora chega, depois a gente sente saudade, doí o coração mas faz parte do " ser mãe" a gente aprende a amamentar e aprende a desamamentar.

    ResponderExcluir
  16. Thatá, essa semana li a seguinte frase: "uma coisa que meus filhos mais velhos me ensinaram é perspectiva". Qdo vc tem filhos mais velhos, vc tem a perspectiva de que todas essas fases passam, e que mais que isso, os bebes superam essa fase - a de mamar de madrugada, e de chorar 24h por dia, qq outra fase. e quando ela passar, todo o seu sofrimento vai passar e vc vai ficar com uma saudade romantica de um tempo que nao era facil pois nao continha prazer, mas era feliz. Na verdade, vc fica so com a felicidade. as vezes algumas fases custam a passar (meses, ano ate), mas passam. beijo, aparece mais la no blog, alias, ta cheio de post recente la.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?