sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reprogramando os serviços domésticos

Como já disse aqui eu não tenho ajuda de ninguém, pois minha mãe e sogra trabalham full time,não tenho empregada e meu marido sai beeem cedo e volta bem tarde.

Sou eu, eu mesma e mais eu para levar as demandas do Theo e da casa. Daí eu já estava ficando de saco cheio de nunca conseguir dar conta da casa, pois priorizo o Theo e cozinhar, por motivos óbvios, mas, também por ele, tenho que manter o mínimo de limpeza e organização por aqui.

Decidi então mudar algumas coisas, após ACEITAR definitivamente que não posso dar conta de tudo sozinha e tava longe de conseguir ser a Sra. Perfeita. Bom, vamos ao que interessa, o que mudei:

Passar roupa
Quando casei passava religiosamente as roupas do meu marido e as minhas, por dentro e por fora, impecável! Quando Theo nasceu a mesma coisa, passava as minhas, as do marido e mais a do Theo por dentro e por fora. Daí consegui manter isso até os 6 meses dele + ou -, pois ele não engatinhava, não saia do lugar (eu era feliz e não sabia rsrs), daí eu deixava ele brincando no chão e ficava próximo passando as roupas, um luxo!

Do sexto mês em diante nunca mais consegui passar nada, muito mal as fraldas de boca do Theo, pois ele começou a engatinhar e eu correndo atrás dele. O monte de roupas ia acumulando, acumulando e pegando poeira, daí eu tinha que lavar tudo de novo?? NOT! Dei um basta! Parei de passar as roupas de todo mundo, simples assim. Marido passa a dele antes de sair para trabalhar, eu passo as minhas e as do Theo apenas quando saímos e as roupas que usamos em casa simplesmente não passamos. Liberdade para nós DJ \o/

Limpeza do chão
Sempre gostei de tudo limpo, sou organizada e não gosto de sujeira. Depois que Theo nasceu eu até consegui o avanço de relevar a poeira dos móveis, mas o chão eu não abro mão de limpar todos os dias.

Eu ficava igual uma doida aguentando choro estridente do Theo no berço enquanto varria a casa correndo e passava um pano correndo também para acabar logo e pega-lo no colo para cessar o chororô implacável. Acabava que tudo ficava mal feito, não dava tempo de varrer direito e era praticamente uma maquiagem no chão. A solução que encontrei foi limpar o chão todos os dias após ele dormir. Então, geralmente é assim, dá umas 21hs, Theo dorme, coloco no berço e limpo calmamente o chão.

Louça
Essa é a parte que mais me irrita.Meu sonho é uma casa com tudo descartável rs! Eu estava acumulando a louça toda para o final do dia e me estrepava porque no final do dia tinha que dar conta do chão, da janta e de uma pirâmide de louça, daí quando eu finalizava tudo Theo estava acordando de novo e eu nem tinha dormido. Decidi usar mais a TV. Sim, esta vilã que me ajuda nas refeições do Theo fazendo com que meu filho coma super bem hipnotizado, passou a ser minha cúmplice na louça também.

Deixo Theo no cadeirão ou no cercado, com uma Galinha Pintada ou um HI-5, e ele fica um santo. Enquanto isso, vou lavando toda louça da manhã e da tarde, deixando a cozinha limpinha para fazer a janta quando ele dorme. Divino!

Neste item confesso que ainda tento arrumar outra forma, porque não gosto do Theo vendo muita TV e já uso nas 3 refeições dele. Só que por enquanto não tenho outra ideia senão esta, porque Theo é um grude e só não chora de estiver no colo ou vendo TV. Como não tenho uma viva alma para me ajudar e dar colo pro meu filho, me resta a TV.

O resto da casa
Tirar o pó, lavar o banheiro e etc: Só é feito 1 vez por mês, pois pago uma faxineira e é caro, portanto, só posso te-la 1 vez por mês mesmo.

Já disse ao meu marido que eu gostaria de limpar o restante da casa no fim de semana, mas ele teria que ficar umas boas horas com Theo para eu dar conta do recado, mas ele nunca pode, sempre trás trabalho para casa, então tenho que pagar alguém, infelizmente, porque no fundo não curto ninguém limpando minha casa, prefiro tudo do meu jeito..mas, sem ele me ajudar com Theo, fica impossível dar um faxinão sozinha.

Enfim, para mim bastaram esses ajustes e tenho conseguido o mínimo de organização, já que aceitei que casa brilhando e perfeitamente limpa não existe, isso ficou lá no passado, nos meus tempos de casada sem filhos, agora, com meu gorducho nas nossas vidas, tudo foi readaptado e assim vamos vivendo ;)

27 comentários:

  1. Eu desencanei de vez com o serviço da " casa": o que a minha tia- que vem uma vez de semana me ajudar- não consegue fazer, SE der tempo eu faço. Vou tentando não deixar acumular as coisas, mas acho que se eu realmente fosse alguém cricri com estas coisas, já tnha ficado maluca!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, amiga...
    já relatei no meu blog todo meu sofrimento, tbm não tem uma santa alma pra me ajudar, queria muuuuuito achar uma pelo menos 1 vez por mês mas nem isso acho! as diaristas daqui ficaram todas riscas só pode... enfim, sou o desleixo em pessoa, não troco um sabadão chuvoso abraçada com o filhote por uma faxina, até gostaria mas não troco....

    Quero me organizar melhor ma é tão difíiiiiiicil!!!

    se vc achar um jeito ai que as coisas funfem passa lá no pedaço e me conte pelo amor de meldels!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. me confortei agora em saber que não sou a única que abandonou a neura da limpeza pra curtir o crescimento do filho! beijooo grande

    ResponderExcluir
  4. Ai, por aki tem sido assim tbm.Qndo to em casa tenho q arrumar umas 2 ou 3 vezes no dia pq isaac é deeeeeemais, mas tem dias q eu finjo q não vejo a bagunça.rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. compre uma lava-loucas. Pague em 12 vezes, porque ela vai te ajudar muito mais: ela nao te deixa na mao e da conta de uns 70-80% da louca. Eu tenho uma ha 2 anos e adoooooro! Melhor investimento!

    ResponderExcluir
  6. Oi Querida Tathá!
    Que situação nem amiga,é dificil cuidar de tudo ao mesmo tempo.
    Eu tenho uma sorte que meu marido me ajuda muito quando ta de folga,as vezes ele limpa o (Apt) e eu fico brincado com a Kyara,ele lava louça,da banho nela troca,dividimos as tarefaz.
    E quando ele não esta procuro fazer quando ela dorme,mas geramente ela de manha levanta e fica assintindo desenhos,quando coloco aqua para fazer cafe ja vou arumado.Mas meu apartamento tem menos de 36 metros.Bem pequeno.

    Uma dica:Quando trabalhei uma epoca de empregada domestica,minha patroa dividia meu afazeres durante a semana.
    EX:Na segunda lava os banheiro a cozinha a calcada.E assim por diante tipo sexta passava as roupas.
    É isto amiga tomara que voce consiga se organizar.bjs


    A vi sua receita la no meus comentarios.
    A minha é quase que igua a sua.

    1 lata de creme de leite
    1 leite condesado
    E a fruta,geramente coloco dois maracujas.
    E o proceso é igual a seu pra ficar bom no ponto.

    Olha vou fazer a sua e digo se aprovei,mas aqui anda frio para comer gelado.

    beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  7. Ai, os trabalhos de casa não são meu forte. Passar roupa então, eu detesto! Sou a favor das máquinas para tudo!
    rs...
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pois é, toda a rotina construída durante anos, vem a abaixo quando temos esses pequenos por perto ... Aqui em casa eu abri mão de fazer muita coisa, e dou graças a Deus por minha mãe que me ajuda muito, porque cuidar dos filhos não é nada fácil. E tem marido que ainda acha que a gente não faz nada, né ? rsrsrsrs ...
    Tô curtindo ler seu blog, e adorei a sua visita no meu! Volte sempre! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Thatá, admiro quem cuida de filho e casa juntos. Eu trabalho fora e por isso me dou ao "luxo" de ter alguém que ajude em casa, do contrário ficaria completamente maluca.
    Olha, quando o Theo for maiorzinho, vai ficando mais fácil - ou menos difícil. Pelo menos ele vai se entreter mais com brinquedos, e pode até, em alguns casos, te ajudar. Vc vai ver!
    beijos e parabéns pelo grande mérito de perceber que não dá pra ser perfeita - isso eu acho algo maravilhoso, quando a gente entende isso e faz o que é possível, seja pela casa, pelo trabalho, por tudo!
    um beijo!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu detesto limpeza de casa,adooooro cozinhar,quando a Mikaela era menor era mais difícil,agora com quase 4,ficou melhor,mas não abro mão de uma diarista,isso eu falei p/ o marido,quero alguém que venha passar roupa e fazer a limpeza mais pesada,o resto eu dou jeito,e tem sido assim,eu tbm não tenho nhiguém e o meu marido aceitou em pagar...fica difícil conciliar tudo.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Lá em casa não foge muito disso não, viu? Nunca passei roupa, me nego... amassa tudo no guarda-roupa! Louça tbm lavo enquanto a Luiza assiste os desenhos que adora... chão...só na hora que dorme também. Minha sorte é que minha mãe está desempregada (azar pra ela, né) e daí ela me dá uma mãozinha durante a semana, já que voltei a estudar e piorou tudo na "área da limpeza", rs. Ela vai lá, coloca uma roupa na máquina, lava uma louça (acumulada de uns 3 dias), varre, passa pano no chão e vai embora... isso que é mãe, né?
    Bjocas e a gente vai se virando!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Tem selinho pra você lá no blog! Eu estou livre dos serviços domésticos, porque disse pro maridão que só dava outro filho se eu tivesse empregada! hahahaha beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiii,

    Olha só, acho q vc esta super certa!!
    As coisas precisam sempre ser adaptadas de maneira que funcionem pra gente né?
    Eu vou confessar q desde q as crianças nasceram, é a primeira vez q to cuidando da minha propria casa sozinha!
    Não quis empregada pq passei muito nervoso com a ultima q eu tive, daí este ano resolvi me virar.
    To indo, ja modifiquei as rotinas trocentas vezes, tem dias q acordo disposta, as crianças colaboram e a casa fica um brinco.
    Tem dias q eu não to a fim e não faço nada e pronto!! hahahaha

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  14. Eu sofro com esses serviços!
    Mas agora estou aprendendo a me organizar depois da chegada da Isabela e da Lívia. Enquanto o Pedro e o Eduardo estão na escola guardo todos os brinquedos, arrumo os quartos, lavo o banheiro e passo pano! Coisa de louca, quase morro mas pelo menos fico com a casa limpa até eles chegarem, e começo isso lá pelas 8h enquanto eles ainda dormem. Normalmente as meninas ficam dormindo, mas agora não dormem tanto, mas acostumaram ficar deitada então sem choros. Tiro pó das coisas bem raramente, só do quarto deles que tiro todo dia. A roupa tenho uma diarista duas vezes por semana para passar, mas um dia ela faz geral na casa, e eu pago a mais para ficar até mais tarde e limpar tudo. Normalmente ela faz isso na quinta, então passamos o final de semana com a casa limpa! E a louça eu vou lavo depois do café, porque depois não consigo fazer almoço com a cozinha suja, e depois do almoço e o maridão lava as que vou sujando durante o dia e a da janta. E sem contar que faço mil coisas ao mesmo tempo, enquanto os meninos dormem faço café pra mim e pro maridão, lavo as nossas louças, arrumo pelo menos nosso quarto e nosso banheiro que vou ter que passar pano pela tarde, e tenho que fazer tudo isso até as 9h, mas se considerar que levanto as 7h até que tenho um bom tempinho, mas faço tudo correndo e não fica muito limpo não, mas é melhor do que nada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lavo o banheiro duas vezes por semana, então tem dias que ainda dá tempo descansar e curtir as meninas antes deles chegarem da escola.

      Excluir
  15. Olha, me organizar com serviços domésticos, bebê recém - nascido, cachorra, marido, comida vai ser meu mais próximo desafio.
    Daqui algumas semanas, Baby nasce e tudo na minha vida vai mudar, pelo menos dizem, né???
    Adorei a forma que se organizou!
    Beijos
    #amigacomenta
    http://www.facebook.com/dicasdamaedipa

    ResponderExcluir
  16. Nossa.... tantas coisas iguais aqui!
    Hehehehe.
    Minha pia vive com pilhas de louça tbm. Q saco isso né?
    E além do mais, Helena não dorme mais muito durante o dia, pro meu desespero! kkkkk

    Fica tranquila, não és a única nesse mundo que parece não ter solução. Mas eu tenho fé que as coisas vao melhorar!
    hahaha

    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  17. É tudo questão de ajuste e fechar os olhos para algumas coisas de vez em quando...
    Participo de um grupo no FB o Vida Organizada, adoro, me ajuda um bocado, pois sou desorganizada de natureza, perco o foco com uma facilidade e qdo vejo tô toda enrolada... Se quiser entrar acha ele lá e pede pra entrar e grupo aberto e tem um site tbém, adoro!!
    Não trabalho fora, mas estudo e não tenho ninguém para me ajudar, então é uma coisa de louco meu dia-a-dia... Boa sorte aí!!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  18. Tarefa doméstica mata aos poucos rs. Olha, eu trabalhei em casa por um enorme período e usei a TV a meu favor, assim como vc. Não vejo problema algum em ter um tempo. Não dá para fazer tudo e ainda ser a mãe super estimuladora e perfeita. Já adaptou um monte de coisas, deixou para varrer a casa na parte da noite. Desencana. Deixa o menino no cadeirão enquanto ele fica. Qdo descobrir que pode correr pela casa toda vai exigir novo esforço e vou falar, nessa fase TV segura muito pouco rs. bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  19. xiiii.... vc é muuuuuito mais eficiente do que eu, mas MUITO mais eficiente!!!!!!!!!!!!

    Eu não consigo COZINHAR com a Laura pela casa. Agora ela sobe e desce em tudo, então... eu tenho que ter olhos nas mesas, janelas, em tudo...

    beijo!

    ResponderExcluir
  20. Realmente nao é nada facil....temos que buscar as horas que eles dormem para fazer determinadas coisas......bjus....

    ResponderExcluir
  21. Oi Thatá, já comentei aqui só esqueci do #amigacomenta.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  22. não tenho saco para as atividades de casa, e confesso que chamo msm a diarista, e depois faço o impossível para que tudo fique o máximo limpo, até a próxima vinda dela!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  23. Faço o que dá pra fazer, como dá pra fazer e na hora que dá pra fazer!
    Desencanei TOTALMENTE tbm!!!
    A roupa? Tbm tiro do varal e guardo de uma vez. Aquela pilha de roupas pra passar me deixa em DESESPERO! Tbm só passo as que são usadas para sair.
    O chão, tbm limpo todos os dias. Uso a TV/DVD pra isto. a louça? Deixo pro fim do dia ou pra hora da soneca do Cuque.
    E quer saber? To melhor depois que desencanei.
    Devagar tudo chega no lugar... Pra vc ter uma idéia. Tem 1 mês que nos mudamos, e ainda não está tudo exatamento como eu quero. Mas estou fazendo assim, cada dia arrumo um POUQUINHO. Coloquei tudo de qualquer jeito nos armários e agora, cada dia vejo um pedacINHO... aos poucos está ficando perfeito! rs
    Melhor assim do que qdo eu queria fazer tudo de uma vez e acabava fazendo NADA direito...
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  24. Tudo é questão de adaptação.Aprenda a fechar os olhos pra algumas coisas, tente fazer a maior parte à noite qdo ele já ta dormindo. E o resto, se der faz.

    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  25. Ah, vc tá melhor que eu!
    Eu tbm fico sozinha com o Linus e ninguém pra ajudar e não temos grana pra diarista...
    Aqui eu nunca passo roupa, é do varal, tudo esticadinho e dobradinho pra gaveta... o chão só de fim de semana e quando o menino colabora, rola o aspirador de pó... lavar o banheiro é coisa de 15 em 15 dias aos fins de semana e a louça e a comida só quando o Linus dorme parando no meio pq ele acorda de 2h em 2h. Eu também apelo pra tv, mas quem disse que ele fica de boa sem mim? Fica uns 5 minutinhos, daí eu vou, enrolo ele, saio.... só dá pra ficar lendo uns posts enquanto ele vê tv rs

    Tem gente que fica falando que tem que ficar atrás de filho porque ele sobe em tudo... eu, quando ele me deixa sozinha, esqueço e só espio de longe de vez em quando! Se ele me largasse, certeza que eu largava ele brincando tbm. O problema que é que quer colo, gruda e chora se eu não to dando atenção pra ele! Imagina fazer comida com ele.. jamais! Lavar louça só de muito bom humor com ele do lado de pé no banquinho mexendo em toda a louça suja! Melhor que nada rs

    Mas tem melhorado! Vc vai ver, depois que ele anda, ele desgruda um pouco!

    Veja bem, vc ainda tem a tv! rs

    ResponderExcluir
  26. eu não sei mais o que eu faco se arrumo os quartos e venho pra cozinha quando volto aos quartos ta tudo bagunçado não posso reclamar do meu filho mais velho quando ele engatinhava eu dava conta de tudo, quando engravidei pensei ta sussegado enganei-me não dou conta de nada me sinto vencida dia após dia. Mas sempre penso que joao Pedro e maria Fernanda precisam de mim e ai mas uma fez não faco nada agora são 10:05 da manha e não conseguir fazer nada ai entrei na internet e pedi ao google como me organizar e encontrei vcs amo meus filhos mas quero me organizar epedir demais SOCORRO so quero no fim do dia com tudo no lugar ter tempo pra mim e pedir demais

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?