sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cirurgia do meu Pinguinho

Pois é gente...a bonita aqui tirou o filho da creche porque não aguentou ver ele 3 semanas com uma virose. Achou que agora o filho estaria protegido debaixo das suas asas e de repente, não mais que de repente, o filho precisa passar por uma cirurgia...Maternidade, sua caixinha de surpresas!

Foi assim a cena: Theo engatinhando, na boa, tranquilo, escorrega uma mãozinha e chora horrores! Logo estranhei, um choro sofrido para um simples escorregão de mãozinha. Aí notei que o dedo polegar da mãozinha estava todo virado para dentro e não voltava pro lugar o.0

Corri para o Pronto Socorro, achando que ele tinha quebrado o dedo, mas, estranhamente, ele não reclamava mais de dor. Chorou só na hora e pronto. Tava todo feliz e faceiro, com o dedo torto no PS, enquanto eu estava em meu comportamento clássico: Pernas bambas e tensa.

Fomos em 2 ortopedistas no mesmo dia e ambos falaram que era cirúrgico, que ele tinha o chamado Polegar em Gatilho Congênito. E, após avaliação, ainda falaram que Theo tinha nos 2 dedos, bilateral. Embora apenas 1 dedinho tivesse torto, o outro, anatomicamente não era normal.

Eu, marota, agradeci aos médicos e pensei: Jamais que vou operar meu filho...Esses dedos vão desentortar sozinhos!

No dia seguinte, com mais razão e menos emoção, visitamos um médico cirurgião especialista em mãos, Dr. Bijos, que disse que era isso mesmo, cirurgia e logo, não poderíamos esperar. Como esse médico é realmente muito, mais muitoooo bom, com um currículo impressionante na área, acreditei nele e comecei no mesmo dia a pesquisar mais sobre esta cirurgia e a adiantar os exames pré operatórios.

Não encontrei muito sobre esta cirurgia em crianças. O que me deu uma luz foi este post da Milene no TDM. Entrei em contato com a Keka e com ela e ambas me ajudaram com mais informações :)

Confesso que na noite anterior na cirurgia eu não dormi, por mais cansada que eu tivesse não consegui pregar o olho. A cirurgia é simples, mas é MEU FILHO e eu não consegui relaxar. Na minha mente só ficava lembrando que tinha anestesia geral e isso me arrepiava.

A cirurgia em si durou apenas 15 minutos, mas para mim foram 15 horas, pois fiquei esperando na antessala do centro cirúrgico.

Quando Theo acordou da anestesia estava muito nervoso, nunca o vi assim, nada amenizava o chorinho dele, nem meu abraço, nem meu colo, ele se debatia muito, mas as enfermeiras falaram que era da anestesia mesmo. Normal. Para mim este foi o pior momento.

E depois? Como Theo ainda engatinha mais que anda, foi proibido de ir pro chão por 15 dias. Eu e o pai revezamos o colo nos primeiros dias e ele estará liberado para o chão só na terça feira que vem. Cansaço minha gente, muito cansaço...

Ficou com um curativo até o antebraço por 7 dias, que irritava muito ele por causa do calor nesse R.J de Meu Deus, e hoje, com 10 dias de cirurgia, tem só um band aid cobrindo os pontinhos, que já estão sequinhos e quase todo cicatrizado =) =D

Para as mães que vão passar por isso, minhas observações:

1) Confiem 100% no cirurgião. Eu só consegui levar meu filho para cirurgia porque conhecia o profissional e confiei muito. Não entreguem seu filho na mão de qualquer um por aí, sabemos que tem muito médico que nem sabe o que está fazendo e nosso filho é o bem mais precioso.

2) A anestesia é inalatória e a criança dorme bem rapidinho mesmo. Não deu nem 5 minutos e Theo apagou. Dei um beijinho nele, pedi para Deus proteger e saí da sala.

3) A cirurgia de Dedo em gatilho é muito simples e rápida, o pior é mesmo a recuperação, pois não é fácil segurar um furacão de 1 ano e 3 meses no colo ou cadeirão o dia todo, sem poder engatinhar, correr, cair e levantar, que é o normal dele..Challenge Accepted total!

4) Por mais difícil que seja, não tem nada melhor que ver os mini polegares do seu filho no lugar! Dá uma tranquilidade, uma calma de que ele agora está bem...Eu peguei até um tipo de TOC, não paro de admirar os dedinhos dele enquanto dou almoço, enquanto brincamos, enquanto ele assiste desenho rsrs #aloka


ANTES: Isso aí que aconteceu com o dedo do filhote, só que nos polegares


DEPOIS: Lindo, todo trabalhado na luva de Muay Thai 



5 comentários:

  1. Thá e Theo, que bom ler este post, porque parece ser um ótimo sinal de que a vida vai voltando ao normal. Desejo muita força para vocês! Estou torcendo para este querido voltar a engatinhar muito em breve. Que a terça chegue logo.

    ResponderExcluir
  2. Querida Thatá quando comecei a ler já fiquei nervosa,pelo assunto.Tadinho mas graças a DEUS esta melhor.
    Sbe que a kyara tem o dedinho do pé estranho e todo mundo comenta,mas nunca fui ver um medico agora com seu texto fiquei preculpada.
    Mas acho que no seu caso no de voceis é isto ele nao poder engatinhar e voceis ter que ficar revensado não é facil não ne.Ainda msa com ele sendo uma criança ativa.
    Mas to torcendo por voceis beijos

    ResponderExcluir
  3. Thatá, que bom ler só depois que tudo aconteceu!! Ia ficar nervosa junto com vc se lesse antes da cirurgia!!! ;) Que bom que deu tudo certo e que ele estava em casa quando isso aconteceu! Nunca tinha ouvido falar nisso. A internet pode atrapalhar, às vezes, mas nessas horas eu a considero de grande ajuda! Para que possamos amenizar nossa angústia tirando as dúvidas. Que bom que ele já está bem! Um beijo nesse gostosinho!!!

    ResponderExcluir
  4. Você acaba de ser “memada” lá no blog! Vou adorar sua participação, mas fique super tranquila caso prefira não participar. Beijinhos e um ótimo dia. http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/2012/11/meme.html

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?