sábado, 6 de outubro de 2012

Doar vida, em vida!


Fiquei muito feliz com o convite da Tati, do Amigos de Fraldas para blogagem coletiva sobre doação de medula óssea. Primeiro porque eu sempre quis saber mais sobre o assunto, pois sou doadora de sangue e volta e meia me vinha na cabeça sobre a doação de medula, mas ainda não tinha parado para pesquisar sobre isso na minha cidade.


O que é transplante de medula óssea? 

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças benignas ou malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. [Fonte: ABRALE, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia]


Achei interessante saber que o que precisamos é apenas colher 10 ml de sangue e, havendo compatibilidade com algum paciente, aí sim, seremos chamados para o procedimento de coleta da medula dos ossos da bacia, e o mais legal: Essa coleta é feita com anestesia geral, ou seja, é indolor.

Gente, ainda que fosse um procedimento dolorido, o que é a dor perto da graça, da dádiva de salvar uma vida??? A probabilidade de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%. A probabilidade entre o paciente e o pai ou a mãe é inferior a 5%!!! Ou seja, é muito, mais MUITO importante a doação.

Como sou do Rio de Janeiro - RJ vou deixar aqui as informações da minha cidade, mas, não deixe de se informar na sua, não perca a oportunidade de salvar uma vida, poucas coisas no mundo são tão especiais.

http://www.abrale.org.br

http://www1.inca.gov.br

Instituto Nacional de Câncer - INCA
Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar
Centro – Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20.230-130
Telefone: (21) 2506-6580

http://www.hemorio.rj.gov.br/

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO
Rua Frei Caneca, 8
Centro – Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20.211-030
Telefone: (21) 2509-1290

6 comentários:

  1. gostei muito do seu post...parabéns...bjos Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Thatá, que post legal, super empolgado, dá vontade de sair doando já! Beijos queridíssima e obrigada por participar. Tati

    ResponderExcluir
  3. Adorei participar também...muito bom poder trazer esse tipo de informcoes para nosso blog.....bjusss

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!!! Também adorei participar!!!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  5. Legal esta iniciativa de blogagem coletiva sobre este assunto! Pena que, como já comentei por aí, se eu doar sangue por causa do meu vitiligo é uma burocracia toda, imagine só a medula. Fazer o quê?
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Thata,
    Legal essa iniciativa.Eu mesmo tinha uma priminha que faleceu semana passada com cancer no sangue.Rolou uma campanha pra ela para doação de sangue.Infelizmente ela partiu.Por isso atitudes assim são dignas de admiração.Bjos

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?