sábado, 4 de agosto de 2012

Procurando a creche perfeita



Por causa do comportamento do Theo ultimamente, conforme escrevi aqui, eu e marido decidimos colocar numa creche por 4 horas, para socializar e ver que existem pessoas no mundo além de mim.

Ele tem chorado demais, pois quer colo frequentemente e por mais que eu brinque com ele em VÁRIOS momentos do dia, basta eu me levantar para fazer algo que ele chora compulsivamente, grita e força vômito. #comofaz

Não estou sabendo lidar com isso, pois ele exige minha presença e se deixar ele chorar vai meia hora de choro ou mais enquanto faço uma comida, estendo uma roupa, e conto até 20 mil para não enlouquecer...

Chegamos a conclusão que deve ser porque ele não tem contato com nenhuma criança, pois não tem irmãos, não tem primos próximos, não tem adultos próximo (apenas eu o dia todo, pois não tenho outra pessoa para ajudar) e o pai apenas a noite e pouco pela manhã.

Acho normal um bebê solicitar a mãe e se apegar a ela, é normal, é lindo. O caso do Theo é outro. Ele não brinca sozinho realmente, ele não sabe esperar que eu faça algo por 5 minutos sem chorar e forçar vômito pedindo minha presença. Ele não se distrai nem mesmo com a TV mais, enquanto não paro tudo e o pego no colo. Isso não tá nada legal.

Estou então procurando creches e está sendo mais difícil que pensei, pois as que mais gosto são caríssimas e as que menos gosto cabem no bolso rsrs! Consegui uma que é meio termo, é interessante, com professoras educadas, local limpo, bonitinho, e acho que será esta...Vamos ver.

Espero que a creche meio período traga melhoras para ele, o faça feliz, pois eu noto muito que a falta de socialização com outras pessoas faz dele muito tímido e medroso. Nas festinhas ele nunca brinca, só fica no meu colo agarrado e mal vai o colo do pai.

Espero, do fundo do meu coração, que a creche faça bem a ele e a mim também, pois ando muito nervosa por não saber lidar com ele grudado nas minhas perna o dia inteiro, a cada minuto, e isso não é exagero...é complicado lidar com isso.É desafiador.É tenso.É horrível.

Estou muito esperançosa, mas ao mesmo tempo triste, pois não queria que precisasse de creche tão cedo, só queria coloca-lo em escolas falando, mas já vi que não adianta idealizarmos, a maternidade foge das mãos e as vezes temos que mudar os planos para ver se beneficia a criança, mesmo que isso te deixe, a princípio mal. Muito mal.

Já sei que na primeira doencinha de creche sentirei uma culpa horrível, já sei que as 4 horas que ele tiver sob o cuidado de estranhos vou ficar MUITO preocupada, mas sei também que tenho que tentar. Infelizmente ou felizmente. Vamos ver no que dá.

17 comentários:

  1. Amiga tava sentido sua falta por aqui.
    Olha gostaria de te ajudar com uma palavra mais vai sair um texto kk.
    Esta face vai passar viu a minha pequena tbm era assim as vezes me sentia cansada exausta,sabe quando voce quer apenas um dia pra voce,eu nunca tive a kyara so tem eu tbm o pai como todos trabalha,mas as vezes que ele ta em casa deixo ela com ele é saio sozinha nem que for so pra ir na pani no mercado para relaxar.
    A Kyara como o Theo tbm é praticamente sozinha,as vezes levo ela pra brincar com algumas crianças daqui,as vezes levo na casa da prima,mas olha a situação que passamos minha sobrinha tem 1 ano e pouco e o genero da bicinha é forte ,ela é muito ciumenta a kyara não pode pegar um brinquedo dela que ela abre a boca,e ate quando vamos la faço a pequena levar um brinquedo dela ,e minha sobrinha se apodera ate dos da kyara,e ela como sempre sede os brinquedos pra prima brincar,as veze nao tenho paciencia pra ir la e ver que ela não sabe dividir.Onde quero chegar eu acredito que este genero seja do seu Theo mesmo,e olha que minha sobrinha fica na creche desde os 4 mes de vida,e ainda não aprendeu a brincar a dividir emprestar,estes dia minha cunhada foi buscar ela na creche e ela tava puxando os cabelos de outra criança imagina que a tias da creche nem virão.
    Outra coisa quando acontece esta situação da minha sobrinha não saber dividir todos os (Adultos)fala tadinha ela não entede(Mentira)ela entede sim digo que é injusto com a kyara que sempre cede os que é dela,e que minha sobrinha acha que toda vez que ela chora querendo algo vai ganhar facil,eu acho que tem que deixar chorar uns minutos e explicar que ela tem que emprestar brincar.

    Amiga sei mãe cansa,mas faça o melhor pra voce e para o pequeno Theo.Saiba que não vai ser facil ele vai chorar mais logo se acostuma,e voce precisa de um tempo seu relaxa neste tempo que ele estara la,cuide de voce tbm.Mãe as vezes precisa de um carinho.Estarei aqui torcedo por voces.A esta semana foi aniversario dele nem?
    A vou deixar meu e-mail se quiser desabafar conversar sempre to por la.A como ficou um texto se quiser excluir depois de ler tudo bem viu.Beijos e bom domingo.
    Flaviamellobrito@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. A esqueci outra coisa kk rsrs.
    Olha quando mandar ele pra escolinha,de uma vitamina C pra ele se prevenir sempre dou pra Kyara e ela nunca ficou doentinha.bjs

    ResponderExcluir
  3. Thatá não se culpe(será possível? ) você só está buscando o melhor pra vocês, porque de nada adianta ficar em casa se estressando e estragando a convivência com o pequeno, num é?
    Estou na torcida de que seja o melhor pra vocês!

    Aqui em casa estou mais ou menos na mesma, quero coloca-la na escola, sei lá pra eu ter um tempo do dia longe dela e ela de mim, pq 24 horas sem cessar tá ficando puxado demais...

    ResponderExcluir
  4. nem terminei de escrever, Elisa não deixou!!
    huhuhuhuhuhuhu
    mais é isso né, precisamos de tempo para colocar as coisas no lugar e dá uma organizada na bagunça, e infelizmente é impossivel com eles!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que a creche, apesar do seu lado negativo (doenças entre as crianças e as "mordidas") apresenta pontos positivos que devem ser considerados também. Pessoalmente, do que mais gosto, são as regras. Afinal, na vida inteira de nossos filhos eles terão que lidar com elas. Também gosto da independência e autonimia que estas escolinhas estimulam. Desejo a você boa sorte na escolha...e nada de culpas, ok??

    ResponderExcluir
  6. Talvez seja bom mesmo. Ele precisa ter contato com outras pessoas que não os pais. Tomara q corra tudo bem!

    ResponderExcluir
  7. O Linus era assim tbm, um grude total, não conseguia 5 minutos pra ir no banheiro e juntando que ele tirava soneca de só 40 minutos e a noite acordava a cada 2h, era demais pra mim...

    Faz um mês que colocamos ele na escolinha por meio período e no começo foi estranho demais e ainda estou me adaptando, mas ele é mais tranquilo agora e já brinca com as outras crianças sem me solicitar!

    Sem contar que é um alívio poder ir no banheiro em paz! rs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Espero que você encontre a creche ideal e possa ter mais momentos à sós. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Queridona... dá cá um abraço!

    Mãe sofre com tudo mesmo, mas sofre pouco, cinco minutos e passa. Acho que vai ser bom para o pequeno estar em companhia de outras crianças, obedecer a algumas (várias) regras, aceitar ser cuidado por outra pessoa, entender que o mundo não é só o quarto/sala em que vive. E isso é ótimo, vc vai adorar os resultados a médio-longo prazo, eu aposto!
    O lado ruim, que são as doencinhas de creche e a distância entre vc e ele, são facilmente aceitáveis e não há o que se possa fazer...

    Então aceite e abrace a causa. Pese o próe o contra e, caso vc chegue à conclusão de que não foi uma boa, não hesite em voltar atrás. A maternidade é assim mesmo, uma verdade atrás de outra...
    =)

    boa sorte, acho que vc vai gostar mto de uma escolinha meio período - e ele tb!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Thata, não se sinta mal! Pense que você está fazendo o melhor por ELE! É ele que precisa disso, precisa dessa socialização, precisa conhecer um mundo "além mamãe". =) Vai ser bom para vcs todos, sem dúvida! ;) Tenha força, pois no início pode ser difícil, mas depois tudo fica ajustado!! Um beijo, Julia.

    http://www.lulueeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Thatá... com certeza vai fazer bem para vcs dois. Mas isso é duro mesmo, tanto para deixá-los quanto pagar... a escola da Marina é cara, mas não consigo confiar em outra. NO começo eles ficam mesmo meio doentinhos, mas é até se acostumar com os "bichos" da escola hehehe. Mas vc pode ter certeza de que vai ser bom para os dois. Eu não me arrependo, Marina aprende muito com a escola e, infelizmente, aprende coisas que a gente não dá conta de ensinar pq temos amis um trilhão de coisas para fazer. Não me culpo mais também. bjão!!!!

    ResponderExcluir
  12. Não se martirize antes do tempo, e nem pense muito a respeito dos pontos negativos. Com certeza será muito mais proveitoso do que vocÊ imagina, vai ser bom pra ele cortar um pouco o cordão umbilical, socializar, aprender a compartilhar brinquedos,e melhor ainda pra você que terá um tempinho livre! E acredite em mim, esse tempinho livre é necessário!
    E quanto as doenças vou te contar um segredinho: criança protegida demais, vira um adulto fragil, daqueles que cai de cama no primeiro resfriado, e isso tem uma razão logica. A grosso modo a explicação é a seguinte: o sistema imunológico faz reconhecimento dos alérgenos (substancias que causam alergias e doenças) em grande escala durante a fase inicial da vida. Então se ele tiver contato agora com esses alergenos, o sistema imunologico será capaz de criar anticorpos que combatam esse corpo estranho, num proximo contato. A gente sempre escuta dos mais velhos que seus filhos foram criados com o pé no chão, mão na terra, etc e nunca pegaram nada. Muito se deve a isso, claro que devemos proteger nossos filhos,vacinar-los, etc, mas não se deve criar numa redoma de vidro, porque isso também não faz bem!
    Meus filhos tb são um grude,e me identifiquei com muitas coisas que vc escreveu, mas aguento firme e forte, e tem melhorado muito!
    Espero que seja assim com vc também! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai, Thata, que bom que gostou do blog de cara nova! rs Olha só, acabou que na semana passada eu fui ver creche para o Lucas também. Não vou colocar agora, mas aproveitei um dia de folga para conhecer as opções perto da minha casa. Gostei muito! Acho que o mais importante para mim é a segurança e qualidade do dia do baby. rs Por exemplo, quais brincadeiras serão feitas, quantas opções de brinquedo tem, se as tias são atenciosas, brincam com as crianças, ao invés de ficar só as assistindo.. essas coisas. Acho que vai ser bom p o lucas a creche. Não vejo a hora dele ter amiguinhos! rs

    ResponderExcluir
  14. Ai mulher, essa fase de creche é trash, já trabalhei numa e não gostei da experiência...e como mãe sempre ficava com o coração na mão de deixar meus filhos lá. Agora estou mais aliviadas dos dois estarem grandinhos e já estudando em escola mesmo. Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Olá em primeiro lugar. Finalmente meu computador voltou para casa depois de 3 meses longe da mamãe aqui. 3 meses de abandono do meu blog e de cantos novos.

    Prazer. Li teu comentário que vc me viu aqui no bairro. Porran, pq não falou comigo? Adoro esses encontros nada a ver.

    Assim como vc, eu senti necessidade de colocar o Gui numa creche por 4h. São 2 anos e 3 meses 24h com ele. Sabe, eu gosto de ficar com ele em casa, mas ele me suga. Literalmente. Ainda mama hahahahaa. E por isso para sair é sempre um pouco delicado. Ele está na terceira semana e acredite, fica super bem sem a mãe. Estou super feliz. E livre por 4h hahahahha

    Po, vamos marcar um encontro???
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Thatá,
    Puxa... que fase, hein? Mas todas nós passamos por elas e temos que enfrentálas mais cedo ou mais tarde. O segredo é você confiar no lugar, sentir de coração que seu filho será bem tratado. Ele pode até chorar para ficar, o que é normal, mas depois de uns dias vai se divertir como nunca. Boa sorte! Beijos,

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  17. Olá Thatá! Vi seu comentário lá no blog da Rebeca mãe do Gui e vim aqui conhecer seu blog =)

    Estamos aqui na segunda semana de aula da Lavinia, e olha tem sido ótimo tudo isso pra ela! Infelizmente a gente sempre senti essa culpa la no fundo, mas tenho ctz que a escolinha faz um bem danado pra esses pequenos ...

    beijão

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?