terça-feira, 24 de julho de 2012

Sua casa é segura? PARTE 1

Todos que me conhecem sabem que sou uma mãe super protetora...ao cubo. Quando Theo começou a se arrastar pelo chão, eu automaticamente comecei a olhar a casa com outros olhos e descobri que minha casa era o lugar mais perigoso do mundo e deveria ter Danger! escrito em todos os cômodos.

Minha casa é uma ameaça ao meu bebê!!
Desde então, tenho modificado bastante coisa aqui em casa, visando a segurança do meu pequeno e precioso furacão de 1 ano e decidi dividir aqui no blog com azamiga, pois tenho notado bastante coisa perigosa em casa que não lemos em manuais. 

Os perigos clássicos como tomadas, quinas e fogão a maioria de nós já conhece, mas se avaliarmos mais a fundo nosso lar, veremos que as coisas MAIS PERIGOSAS para nossas crianças são aquelas menos óbvias.

Vamos então ao que interessa! Se quiserem comentar com outras dicas podem ficar a vontade, será super bem vindo!

Tomadas

Coloquei protetor em TODAS as tomadas. Isso mesmo, todas, inclusive as altas. Meu marido logo disse que Theo não alcançava ali e aqui, mas, como eu penso que criança de um dia para o outro te surpreende e eu não queria deixar para depois e correr o risco de Theo alcançar quando eu menos esperasse. Prova disso foi que um belo dia Theo estava no cadeirão, na cozinha, todo faceiro tentando alcançar uma tomada no alto, próxima ao cadeirão. E, graças a mãe aqui, a tomada alta estava devidamente protegida ;)


Quinas

Comprei uns protetores de quinas de móveis que tinham a cola muito fraca e logo caíram. Daí marido comprou uma fita mais forte muito boa e acabou ficando bem fixo. Detalhe que Theo nem anda, mas, as quinas estão protegidas pois ele tenta sair do meu colo quando estou sentada e as vezes bate a cabeça nos móveis.


Gavetas

Uso uma travas muito boas, nas 2 cômodas do Theo, que aliás me arrependo profundamente de ter comprado cômodas para o quarto do bebê, pois ele AMA se pendurar nas gavetas e isso eu só aprendi depois. Portanto, grávidas, para não gastar tanto com protetores de gaveta, evitem cômodas, simples assim. Eu gastei muito com isso, pois na embalagem só vem 2 protetores e cada cômoda do Theo tem 6 gavetas...aff!

Humm...ainda aprendo a destravar isso aqui!
Cozinha

Eu, toda boba, coloquei uma grade achando que ele estaria longe da cozinha, mas, o bonito aprendeu a derrubar, pois a grade escorrega no azulejo. Resultado: continuo com a grade, mas, este fim de semana, irei adaptar toda a cozinha para segurança dele, caso derrube a grade se algum dia eu desmaiar pela casa.



PAUSA para explicação do desmaio:

Sou só eu que penso que posso ter um piripaque no meio da tarde, sem ninguém por perto e Theo ficar em casa sozinho com todos os perigos?? Eu penso assim: "Eu estando em casa Theo não vai para cozinha, mas é melhor tirar as facas do armário baixo pois se eu desmaiar ou morrer no meio da tarde, ele derrubar o portão e entrar aqui na cozinha estará seguro" Acho que preciso de tratamento urgente kkkkk

DESPAUSA.

Ainda na cozinha, mesmo que Theo não tenha acesso, me acostumei a cozinhar nas bocas de trás do fogão, por segurança total mesmo. É aquele caso, vai que desmaio e tem comida no fogão rsrs!


Berço

Depois que a filha de uma amiga se apoiou em um urso de pelúcia no berço e caiu, sempre quando coloco Theo no berço me certifico de não ter nenhum travesseiro, brinquedo ou pelúcia em que ele se apoie quando acordar na minha ausência. Também evito deixar qualquer brinquedo, pois temo que solte alguma peça enquanto eu não tiver por perto.

Outra dica que tenho para berço é: Digam NÃO ao Kit Berço. Comprei um lindo e fofo e um belo dia, quando Theo tinha aproximadamente 3 meses, chego no berço e ele está dormindo com o rosto embaixo de uma das almofadas. Não sei até hoje como ele fez isso, mas fez, e o bom é que eu cheguei a tempo de tirar ele debaixo. No mesmo dia aposentei o Kit Berço.

O que?? Você tirou meu Kit Berço estilosão??
Amanhã eu digito a parte 2, onde vou falar de banheiro, área de serviço, produtos de limpeza, maquiagem, remédios, imãs, toalhas de mesa e sacos plásticos. Meninas, colaborem com mais dicas que colocarei aqui =)

9 comentários:

  1. Eu no início fiquei supre preocupada tbm. Tranquei cozinha e fiz um monte de coisa, mas sinceramente? Depois relaxei e vi que o perigo não é tanto assim. Aqui ficou protetor de tomada, porta do banheiro impedida, armário de limpeza trancado e louças (de vidro) no alto. Me fogão é extremamente alto, mas prefiro cozinhar atras tbm. As quinas e as gavetas acabei relaxando....
    Bjux
    #amigacomenta
    Inaia

    ResponderExcluir
  2. Querida, minha única filha tem 19 meses e eu não sou muito preocupada, não, sinceramente. Concordo que tomadas têm que ser totalmente tampadas, inclusive as altas, vc está certíssima quanto a isso. Produtos de limpeza tbm têm que ser guardados e gavetas eu deixo com as travas para ela não bagunçar, mas não exatamente para não cair, ou cair gaveta em cima, ou qlq coisa assim. É que me surpreendo diariamente com todas as roupas da Laura no meio da sala e eu quero morrer com isso. Comprei a trava das gavetas pq não aguentava mais guardar todos os dias...

    Agora, todas essas precauções, para mim, honestamente, são excessivas. Não acho errado, não, pq mãe é preocupada mesmo e eu sou super criticada por algumas pessoas por ser "extremamente protetora", e, ainda assim, não ligo para quinas, nem para as questões do berço. A Laura já caiu, já bateu a cabeça e se recuperou. Normal. Crianças passam por isso mesmo. As quinas de casa são todas sem proteção, nunca tirei nenhum objeto do raque ou da mesa de centro,pq não admito que a Laura tire do lugar. Ela nunca engoliu nada que não pudesse, por mais que coloque presilhas no cabelinho dela e vá parar na boca. Há quem diga que eu não deveria colocar essas presilhas nela, pq ela pode engolir. E eu não coloco sempre, mas de vez em quando, coloco sim. Normal. Alguns riscos eles têm que ter, são seres humanos, além de serem crianças.
    O berço da Laura tem alguns bonecos e dois travesseiros, além do kit berço. Ela anda, corre, se levanta e brinca sozinha lá dentro. Nunca caiu, nunca tentou, nunca tive susto algum com isso. Acho que só vou mudar de ideia se um dia acontecer algo que a coloque em risco (e eu não fico tentando evitar esse risco, é normal ela ser exposta a isto).

    Concordo contigo que nós somos preocupadas mesmo. Só não acho que precise de muito cerco em volta das crianças, pq elas precisam cair, levantar, se machucar, sarar, curar, sorrir e chorar. Normal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Teus posts são otimos e a maneira com tu escreve é fantastica!
    Ri muito!

    Não te preocupa... Eu sou do mesmo time que tu, tbm fico pensando que posso ter um piripaque com a Helena sozinha em casa kkkkkkkk

    E eu não tirei o kit berço não. Na verdade, até tirei, mas coloquei de volta no mesmo dia, vendo que a helena ficava com as pernas pra fora da grade... Pode? Cada um se adapta como é melhor né?

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. Tem que cuidar mesmo. Eles são muito curiosos e querem mexer em tudo. E eles tem um faro especial para as coisas perigosas rsrsrs

    Quanto ao desmaio, só vc mesmo! rsrrs Mas é uma coisa a se pensar ne! rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Mães e suas neuras... uhuhuhu
    achei que eu seria beem mais neurótica do que sou, na verdade não sou nenhum um pouco.

    O pai da Elisa é super desencanado com (quase) tudo, ai eu começei a relaxar também, tanto porque aqui em casa temos uma área e ela sempre brinca lá sozinha, já comeu terra, mato pedras e afins.
    E aquela coisa né, quem fica o dia inteiro em casa com filho não tem como monitorar muito o que ele faz, pq tem roupa pra lavar, comida pra fazer...

    Agora sobre o berço.
    Eu tirei tudo do berço dela também com medo do que poderia acontecer, na verdade só não tirei o mosqueteiro pq aqui é roça e não dá pra ficar sem.
    E não é que um dia ela tentou pular do berço (não sei como pois não tinha nada lá pra da pé) e tchibum, caiu de ombro no chão enrolada no bendito mosqueteiro.

    Acredito muito no tiver que ser será, mesmo com todo cuidado do mundo ou sem cuidado nenhum!!

    beijããoo gatonaa

    ResponderExcluir
  6. O berço do Isaac fica no meu quarto, sabe que essa noite não dormi direito vigiando pra ele não levantar? Ele tem 1 ano e 3 meses e um dia desses vi ele de pé no berço se deruçando para fora. Ele poderia ter caído. Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Obrigada pela visita lá no blog.

    Sobre a segurança, tenho que te confessar que nunca pensei que EU poderia morrer, heheheh, sempre penso em evitar a morte do menino, mas você tem TODA razão!!! Hahahahhaha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Thatháaa! Comprei esses mesmo protetores de quina com esses mesmos adesivos 'fulêra' (como se diz aqui no nordeste) e Alice arrancou todos no mesmo dia! Me diga qual foi a fita que o seu marido comprou (marca/tipo). Pleaseeee!!! Beijoos!

    Heloísa Rodrigues
    heloisices@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sou bem desleixada com isso. Minha única preocupação são tomadas, mas logo logo tenho um menininho engatinhando por aí e já estou procurando algo para por em quinas. As comodas do quarto são super difíceis de abrir e pesadas. Já na cozinha não me preocupo porque o que fica ao alcance deles são panelas, mamadeiras, tigelas e outras coisinhas de plastico, enquanto eu faço almoço/janta ou qualquer outra coisa na cozinha eles ficam brincando longe e raramente querem ficar lá comigo.

    E nunca pensei que posso morrer e eles ficarem sozinhos em casa, até porque faz poucos meses que fico sozinha com eles em casa. rsrsrs

    Beijos, Bruna.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?