sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que você quer ser quando crescer?



Ontem, no telefone, eu estava conversando com uma amiga que está na maior dúvida sobre o que cursar na faculdade. Ela, assim como eu, escolheu no vestibular, aos 18 anos, cursar Administração de Empresas e acabou trancando o curso ao ver que não era bem isso que queria. Hoje, ela é super bem sucedida em outra área, mesmo sem uma graduação, mas sonha em ter uma, e não sabe o que fazer ainda. Ela já tem 29 anos, como eu.

Eu fico aqui pensando em como é loucura você escolher aos 18, 19 anos, o que será para o resto da sua vida. A adolescência é um período em que você COMEÇA a conhecer  mundo, entra no mercado de trabalho, começa a conhecer melhor suas aptidões, o que gosta de fazer, o que deixa de gostar...é um período de CONHECIMENTO e não deveríamos tomar decisões tão importantes nesta época da vida.

Eu também comecei a cursar Administração de Empresas, e gostava do curso, até que comecei a procurar estágios e ao estagiar vi que os formados neste curso tinham atividades que eu considerava chatíssimas e nada a minha cara...Era cálculo o dia todo, planilhas e afins. Decidi abandonar o curso no segundo ano.

Entrando para Jornalismo, na primeira aula, os professores pediram para os alunos se apresentarem, e era um tal de: "Sou formado em matemática e agora estou começando Jornalismo", "Comecei Nutrição e tranquei, passei para Biologia e tranquei e agora estou tentado Jornalismo", e por aí vai. Raríssimos alunos não tinham passado já por 2 ou 3 cursos.

Na minha família mesmo, minha mãe trancou Psicologia antes de se formar em Enfermagem e meu pai trancou Engenharia faltando pouco para se formar. Uma tia começou a cursar faculdade aos 50 anos, antes não tinha feito nada, talvez por não saber o que fazer. E hoje aos 50, sabe.

No meu caso achei Jornalismo um curso muito legal, na grade estudei História, Sociologia, Técnicas de texto para diferentes tipos de mídia, muito legal mesmo, mas, ao procurar estágio, foi uma decepção atrás da outra...Lembro numa seleção que fui para estagiar na Folha Dirigida, a sala CHEIAAAA de estudantes, daí uma mulher disse: "Vou entregar a prova, quem passar vai estagiar 6 horas e ganhará uma bolsa de R$200,00"

Isso mesmo: Bolsa de Duzentos Reais! Você se mata para pagar uma faculdade e os estágios te pagam de 200 a 500 reais se for uma empresa muito da boa. Broxei. Comecei a desanimar com o mercado de trabalho em Jornalismo, voltei a trabalhar na área administrativa, que é chata, mas paga bem e apenas prossegui com o curso porque gostava das disciplinas e assim me formei. Alegria, alegria! =D

Hoje sonho em cursar Letras (Oi??) Sempre gostei muito de Inglês, adorava quando criança brincar de traduzir, achava o máximo da diversão fazer milhões de análises sintáticas no Ensino Médio (minha vida era Play Station e análises sintáticas, eu realmente adorava) e amava Literatura, sempre estava afogada em 2 ou 3 livros...Aloka!Sou estranha, mas sou legal gente, juro! Achei que em Jornalismo eu teria bastante isso e não tive, Jornalismo é mais técnica e conhecimentos gerais do que Português puro. E sinto falta das análises, estrutura de palavras, memorização e regras...Aloka de novo!Pois é, mas essa ficha do que curto mesmo só caiu depois, com a maturidade mesmo.O bom da história é que minha formação em Jornalismo só tem a somar com Letras e me capacitar mais ainda =)

Agora, nesse pensamento me veio o Theo...Imaginei ele aos 18 tendo que tomar uma decisão tão séria como essa...saber a profissão que terá para o resto da vida, para que ele vai acordar todas as manhãs e realizar por 8 horas do dia dele. Tenso!Tadinho dos adolescentes...tomando decisões cegas, sem vivência, aos 18, quando deveriam tomar, no mínimo, aos 30.

8 comentários:

  1. Oieeee

    tá aí uma colocação super válida, como escolher santo deus?!

    Eu tô no 1º ano de RH, 21 anos, um filho de 2, sem emprego, tô numa confusão só.
    Me arrependi de ter escolhido RH mas não tenho coragem de mudar de curso, esses lance de estágio é muito tenso, a concorrencia é grande demais!
    Fico sem saber oque fazer, por que axho q ue hj, com uma família já, não posso ficar fazendo experimentos sabe? sou nova mas cheia de responsabilidade, não sei bem oq fazer agora =(

    ResponderExcluir
  2. nossa Thatá nem me fale em o que ser quando crescer... eu me formei em curso bem legal que eu achava que queria... mais a verdade é que quero mais, achei muito pouco!! Por enquanto tá meio distante, mais não desisti, e nem podemos né! Assim que a pequena crescer mais um pouco estou de volta as salas de aula!!

    beijããoo

    ResponderExcluir
  3. É, Thata... essa vida é uma loucura mesmo. Minha mãe, que sempre trabalhou na área administrativa, se formou no ano passado em jornalismo e está agora cursando psicologia... Acho que não tem época para este tipo de escolha. O que não pode acontecer é os pais obrigarem uma "quase criança" de 18 anos a decidir ser uma coisa só por toda uma vida... É muito tempo para pouca coisa. ;) Um beijo da jornalista rsrs E só jornalista Julia.

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo, super complicado esse negócio de escolher o que ser "pro resto da vida" aos 18 anos. Eu comecei fisioterapia, mas tranquei... fiz publicidade, mas nunca trabalhei na área... e hoje gostaria muito de fazer psicologia...

    a gente só se conhece mais velho, não tem como saber disso antes de certa vivência, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita lá no meu blog e pela sugestão com relação ás roupas RN para o bebê. Vou seguir sua sugestão e comprar pelo menos algumas peças.
    Ah, e pelo elogio ao meu Scott e o comentário no post sobre a partida do meu Taz. Só quem tem amor de verdade a esses bichinhos pra entender a dor que é quando eles partem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thata,
    é verdade. Imaginei a minha Ana Luiza, lendo o seu post. Temos que escolher tão cedo...
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. olá
    obrigada pela visitinha lá no blog, estou seguindo aqui e coloquei seu blog na listinha
    Uma loucura mesmo a escolha da profissão
    Eu sempre tive certeza do que queria fazer, desde meus 16 anos, mas tive que começar por biologia porque não podia pagar minha tão sonhada farmácia. Larguei no 1° período e iniciei farmácia e não me arrependo, amo minha profissão, mas já andei sonhando em fazer engenharia (tipo, super parecido né rs).
    Fico imaginando o Bryan, que responsabilidade...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Se eu tivesse pensado melhor, e tivesse mais maturidade, mais idade, mais experiência... talvez não teria escolhido o jornalismo. Profissão que amo, mas que pouco valoriza os profissionais...
    Bem, obrigada pela visita! Voltei aqui pra conhecer seu canto, te seguir e dizer que respondi seu comentário ok?
    Logo vc também vai poder me seguir (vou arrumar isso!!!), mas por enquanto, pode ir entrando lá sempre que quiser!
    beijos
    Bia
    http://www.maedacabecaaospes.com.br

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?