sexta-feira, 1 de junho de 2012

A mãe e o monstro


Sabem aquela história do médico e do monstro, que o médico toma algo e vira um monstro?Então...por aqui tem sido assim.Só que no caso a mãe vira um monstro. E ela não toma nenhum remédio, ela muda de personalidade por causa do sono.

Explico: Nunca liguei de acordar N vezes durante a madrugada para amamentar, até porque eu amo, mas Theo tem acordado para brincar em plena 2 da madrugada!!Não adianta ninar, amamentar, nada. Ele acorda e fica puxando meu cabelo,me mordendo, me batendo, até eu desistir e levantar.Daí se tento ninar ele fica tentando sair do colo, para ir para o chão engatinhar e assim fica até umas 4 da manhã, quando resolve dormir de novo. Aí vocês pensam: Legal, ele deve acordar de vez às 9 da manhã neh? NÃO! Às 6 da manhã ele já está acordado de novo e com a corda toda!

Quem me conhece sabe que Theo é uma criança grude-chiclete-macacoaranha, pede colo o tempo todo, quando não dou é um chororô escandaloso que me dá dor de cabeça. Ele só não chora na rua, quando passeia, mas não posso vagar na rua o dia inteiro, então assim que voltamos para casa ele começa a pedir colo toda hora, e chorar e chorar.

Brinca um pouquinho no chão e pede colo, troco uma fralda e quer colo, ele chega a resmungar e soltar grunhidos de raiva, igual gente grande (oi?) quando eu não posso pega-lo. Se ele fosse RN seria até tranquilo, mas ele tem 10 meses e tem comportamento de RN. Assim não dá. Mais até aí tudo bem, pela manhã eu até que tenho tido paciência, na maioria dos dias, não todos. O problema tá a noite, aí o bicho pega porque não tenho paciência nenhuma!!

Daí o que tenho feito quando ele acorda de madrugada querendo brincar? Tenho 2 comportamentos:

1) Sacudo meu marido e digo: "Toma esse chato." E meu marido imediatamente levanta, coitado, e vai ficar com Theo.

2) Quando a pena que sinto do meu marido que trabalha fora é maior que meu sem saquismo com Theo, eu levanto, pego Theo, conto até 10 enquanto ele esperneia querendo ir para o chão e fico assistindo ele brincar até o bonito ter piedade de mim rsrs e resolver dormir de novo.

Ah! E cadê o monstro??

Bom, acho absurdo eu chamar meu filho de chato quando entrego ele para meu marido, porque não é legal isso, ele é um bebê e não entende que eu sou ser humano e sinto sono, mas é maior que eu, eu fico possessa e acabo largando uns "Amor, toma esse chato", "Amor, não aguento mais esse chorão" e por aí vai [vergonha].

Coisa que pela manhã eu não faço, mas a noite, esgotada e depois de passar o dia ouvindo choro dele por motivos mais banais eu não sinto a menor vontade de pegar ele e ir brincar e acabo chamando ele assim. Acho isso horrível, me sinto culpada, tenho que mudar isso, não posso ficar xingando ele assim, porque hoje ele não sabe o que é chato, mas eu sei e não acho legal, mas tem sido maior que eu...

Ontem de madrugada eu tava muito mal com isso, chorei, porque eu olhava para ele e não queria nem olhar ele brincar, eu só queria dormir.E pensava: "Aonde fui amarrar meu bode?" Cruzes!! De madrugada eu não sou eu...

Enfim, tenho pedido a Deus que a paciência das manhãs se prolongue pelas madrugadas, mesmo eu morrendo de sono, pela vida, até porque Theo ainda vai fazer muita coisa que vai me tirar a paciência e eu não posso simplesmente descontar nele, seja com uma palavra como "chato" ou dando ele para meu marido como se não fosse meu.

Preciso ser mais paciente, mais madura, não deixar meu lado físico influenciar meu emocional, porque meu filho é meu maior presente, eu o amo demais e no dia seguinte a culpa fica me matando por dentro, mas aí vem outra madrugada, Theo acorda, o choro dele me dá arrepios (um chorão de primeira) e lá to eu sem minha paciência e chamando ele de chato de novo ou fugindo dele de novo. Isso tem me deixado realmente muito triste =,(

35 comentários:

  1. Oi querida obrigada pela visitinha la no meu cantinho.
    Vamos la,comigo aconteceu muito isto,as vezes ela acordava de madrugada e queria ficar brincado me tirava do serio.(Sou dominhoca)Se não dormi fico insuportavel.Mas com os passar do tempo mundo.É isto aconteceu nesta face mesmo dos 10 mes a 1 ano.
    Hoje ela dorme as 23:30 ou 00:00 e acorda la pelas 9:30 da manha,e olha que sou diferente de muitas mães nunca fiz rotina pra Kyara sempre deixe a voltade.
    Um conselho não se culpe de as vezes chamar seu filho de (Chato) é o sono.O dia cansa a gente chega a noite queremos deitar e ter um noite tranquila não é mesmo.Pensa isto é um face vai passar.Eles estão descobrindo o mundo.
    Tenho uma visinha que o filho acabou de fazer 1 ano e comecou a andar,e veja so ela quer que ele fique na caderinha no carrinho,e agora ela vivi me dizendo Flãvia ele não para mas quer ficar so no chão andado.Digo que acabou carrinho caderinha ele quer conhecer o mundo aprendeu a andar agora nimquem segura ele.
    A uma coisa que acontece comigo,as vezes to mundo cansa e acabo chorado ai tudo na Kyara me inrita depois me sinto a mãe culpada e de noite quando ela dorme fico admirado,dou uns beijinhos digo que amo ela,e as vezes da um sorriso pra mim dormino.
    Amiga é isto não se culpe e tenha paciencia eu sei que cansa,dai tem hora que pra gente nada ta bom.Olha eu divido os afazeres com o maridão e quando ele ta em casa cuida da casa e da Kyara como trabalha 4 e folga 4 ai fico mas descansada.Espero que tenha te ajudado.Desculpe pelo tamanho do comentario meu.Bom final de semana beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Thatá, sabe o que eu acho que Theo vai fazer quando souber que você o chamou de chato porque ele não deixava você dormir? Vai rir! Vai rir muito! Vai falar "mamãe, me conta, o que eu ficava fazendo?"Aí você vai contar e vai dizer que quase arrancava os cabelos quando isso acontecia e ele vai rir mais ainda! ;) Sabe o que é importante? Que mesmo o chamando de chato - porque você é um ser humano e como qq outro gosta de dormir quando está com sono rsrs -, você o ama mais do que tudo na vida! E mesmo o chamando de chato você ainda levanta e fica com ele quando seu marido não fica. ;)

    O Luquinha não faz isso - ainda. Mas há momentos em que eu perco a paciência e saio do quarto quando ele ainda está chorando no berço. Meu marido fala: "não vai fazer ele dormir?" e eu falo "perdi a paciência. Ele está um chatinho hoje (como se o inho fosse amenizar o chato rs)".

    Acontece nas melhores famílias, pode ficar tranquila! =)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Esse sentimento de culpa que nós temos é tenso :S já passei por situações bem parecidas, e perco a paciência me descabelo, e depois choro, aprendi a repetir o mantra: é uma fase vai passar! e depois deixar aas coisas acontecerem. Com certeza vai passar e depois você nem vai se lembrar mais ( experiencia de quem só lembrou das situações depois do seu post....) já tentou deixa-lo engatinhando e ir tirando uns cochilo no sofá até ele desistir e dormi de de vez?? aqui deu certo(algumas) vezes um beijo grandee xará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm fiz muuuuuuito isso, deixava o Davi lá todo serelepe enquanto eu babava no sofá!

      Excluir
  4. Ser mãe é isso, várias emoções misturadas... Tente não se culpar tanto... já experimentou não deixá-lo dormir muito durante o dia???
    Bjs e boa sorte!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Olha, a pior coisa que fazemos é nos culpar.
    Somos pessoas com dificuldades, necessidades e limites, assim como todo mundo.
    Se perdemos a linha é porque estamos forçando a barra e devemos aceitar e ver onde a gente pode melhorar... e passar a bola pode ser sim uma ajuda, de repente é isso mesmo que você precisa, de um tempo pra você, sem se preocupar com seu filho. Eu sei que eu preciso e sempre que dá eu passo a bola sem culpa, nem que seja pra faxinar a casa. Claro que a responsa maior, o saco maior quem tem sou eu, mas precisamos de respiro pra seguir firme né?

    Essa idade é difícil mesmo!

    Eu mesma ainda acordo de madrugada tantas vezes que nem conto mais... e o Linus já tem 1a8m

    (respondi seus comentarios la no meu blog mesmo, bjo)

    ResponderExcluir
  6. amiga, é isso aí mesmo, é uma fase deles terrível e nós somos inacreditavelmente HUMANAS! pois é! dá para acreditar que mãe é humana??? parece doideira mas amiga, SOMOS SIM!
    Então tira essa culpa do seu lar, essa fase dos guris deixa todo mundo desajuízado e não há nada muito concreto e certeiro a fazer, tudo que lhe resta e esperar...
    tenta dá suco beeeem concentrado de maracujá, deixa a luz bem fraca se possível nula, ele pode chorar uns 15 minutos mas é melhor 15 minutos de berro do que 2 horas acordados né não?!
    Quando passei por isso até maracujina eu dei pra ele, não fez nenhuma mal e até q ele dormia... mas não sei se é coisa que devo recomendar pq nunca perguntei pro meu medico se os bbs podem tomar....
    mas o suco natureba pode, sem dó nem piedade, faz docinho e concentradinho e reza amiga, reza pra funcionar!

    ResponderExcluir
  7. Nossa...sei muito bem como é isso. Não durmir direito me tira o humor completamente. Já passei por essa fase tb. eu ficava chacoalhando #aos2 pra que ela dormisse, andando pela casa inteira e ela com aquele olhinho aberto fixo em mim. Já me peguei com raiva tb, mas não se culpe por isso. Foca no mantra "vai passar", explique para o marido que tá muito difícil pra vc essa fase e que vai precisar muito dele. Força aí! É difícil pra todas, mais difícil pra umas, menos pra outras. O importante é o amor que vc tem por ele.
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Não se culpe, você é humana, todo mundo já deu uma escorregada e o importante é reconhecer que errou!! Mas essa coisa do sono tira mesmo a paciência, tem um post lá no blog o primeiro desse ano de cortar o coração... rs
    Mas nossos posts "conversam" mesmo, tem razão!!

    Beijão
    #amigacomenta
    @_maejestade
    http://www.vidademaejestade.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, você anda me espionando? Rs...passo pelas mesmas situações e confesso que já fiz pior, já deixei os dois chorando (porque aqui bem, são dois chorões...) e me tranquei no banheiro e chorei também...uma vez cheguei a gritar que os dois me cansavam, e depois chorei muito mais do que os dois...me culpo, mas não o suficiente para me sentir um monstro, penso apenas que somos mães e amamos mais que tudo, mas também somos de carne e osso! Peço também à Deus que me dê muita paciência, mas infelizmente, me parece que a vida de mãe é assim mesmo...fuen fuen fuen...!

    Vanessa Figueiredo
    http://vanessinhafigueiredo.com

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. A culpa é o nosso maior inimigo...noites maldormidas já passei pot isso,no dia seguinte eu estava no melhor estilo bagaceira,as vezes me achava um zumbi,hoje minha filha dorme bem,continua super peralta,mas isso é um termômetro p/ mim,pois quando ela fica mufina já sei que algo não vai bem.Tenta o que a Rogéria disse,depois que a Mikaela parou de dormir a tarde ela dorme melhor a noite.Boa sorte
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Oi! Primeiramente, muito obrigada pela visita lá no meu cantinho! Sinta-se em casa!
    Agora, isto que vc falou, realmete é terrível: além de tudo o que já passamos sendo mãe, ainda por cima temos a culpa nos atormenta. Se te consolar, tbém tenho estes momentos "monstros". É o nosso lado humano sobrepujando em alguns momentos o lado materno. E ficar sem dormir já nos deixa alteradas fisicamente, psicologicamente então, é só caco.
    Torço para que esta fase passe. A minha filha costuma me acordar pra achar a chupeta perdida no berço, mas volta a dormir tranquilamente depois. Mas, bem, eu não durmo tão rapidamente depois...enfim, vamo que vamo!
    Vc escreve muito bem! Vou gostar de sempre aparecer por aqui!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Ih Thatá,
    Passei por isso já. Ana Luisa era igual e fiquei assim mesmo.
    Não se culpe, você é humana e não dormir afeta tudo! Você está sendo uma guerreira. Eu sei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi querida!
    Acho que esse sentimento de culpa é normal, mas vc não precisa ficar assim, sabe pq? Qual mãe não pensou assim já?
    Eu, com certeza!
    Algumas coisas que li ali me fizeram rir porque é igualzinho aqui hahahaha.
    "Onde fui amarrar meu bode?", essa já falei algumas vezes e é um pecado né?
    E nem precisa escrever que amas o Theo mais que tudo, a gente sabe!

    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. sabe.... num desses cursosl de gravidez um pediatra falou que um item indispensável na decoração dos quartos de bebê deveriam ser paredes acolchoadas.... pras mães poderem varar os filhos na parede sem o risco de machucá-los! é... pois é... concordei com ele diversas vezes... não se sinta culpada... somos mãs mas somos também humanas e nos cansamos e perdemos a paciência e temos nossos dias ruins também...
    e continuamos amando nossos filhos mais que tudo da mesma forma!
    bjos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  15. Oi, coração... é assim mesmo...
    quem não tem dessas? eu já virei monstro algumas vezes!e quem ainda não virou que atire a primeira pedra!!!!!!!
    bjão

    Fabi

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu já dei uma dessas viu, chega uma hora que não aguentamos mesmo, somos HU-MA-NAS.
    Seu corpo físico, e mental precisa descansar pra conseguir estar bem, quando isso não acontece é difícil segurar a impaciência.
    Não se culpe (eu sei que a nossa consciência pesa) mais é natural. Daqui uns anos você vai contar essas histórias para o Theo e ele vai achar graça nisso tudo.
    Beijokas.
    #amiga comenta

    http://piticodegente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só posso dizer uma coisa: Sou igual a você!
    Quando o sono demasiado toma conta, só por Deus. Também me culpo, fico triste, mas tem hora que o organismo não aguenta e a mente cansa mesmo.Chamo minha filha de chatolina, às vezes, mas a amo mais que tudo... e daí a gente aguenta o tranco,rs.
    Bjocas minhas e pelo Test Drive Mami
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  18. Ahh amiga, não fica assim não... que atire a primeira pedra a mãe que nunca teve isso!!!

    A maternidade é Lilás, lembra?? Sei que é complicado e tal, afinal, já passei 2 vezes por essas fases... mas se tem só uma coisa que eu posso te sugerir é que vc não fique tão preocupada, logo isso passa e vc não vai mais lembrar que houve esse tempo... para mim é assim... hoje, só consigo me lembrar das coisas boas, das coisas que me dão saudades... acho que vai ser assim com vc tb. E se posso te falar mais um coisa é que com certeza vc é uma excelente mãe... não são essas horas que te definem, tá!!

    Um beijão e fique bem.

    Obrigada pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  19. Thatá.

    Não é o seu, não é o meu, mas qualquer criança que acorda de madrugada é chata e para caramba.
    Eu te entendo e entendo pq entrega pro seu marido desta forma.
    Aqui em casa não é diferente, não.
    Amor de mãe não tem fim...já a paciência...huahuahuaha....

    bjs

    Fabi (Mulher e Mãe)
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  20. Nossa Thata, q difícil.... o sono realmente tira qualquer um do sério!
    Não seu culpe... tenta ver se a rotina dele não pode melhorar... se ele nao anda tirando sonecas tarde.... sei la...
    Ele só mama no peito? Se não, "taca" uma mega mamadeira antes de dormir tb. hehehe
    E se nada disso adianta, uma hora passa. Joga um colchão no chão e espera ele dormir tirando umas sonecas... aahah

    Bjos

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  21. Sei e conheço muito bem os seus sentimentos, por que o João foi assim também e se te serve de consolo: - Isso também em passa viu...
    E tente não se culpa tanto

    Beijos

    Michelle Imilio
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  22. Olha, eu já virei muita noite na farra, já virei muita noite fazendo ronda em acampamento, já virei muita noite fazendo turnos em velejadas... mas fazer isso todas as noites, como eu fiz (e ainda faço de vez em quando) com a Alice me tira do sério. Qdo ela acorda de madrugada não acendo uma só luz, faço tudo no mais completo escuro, que é pra ela saber que tá de noite e é hora de dormir. Já deixei ela chorando um tempão, enquanto ficava no chão do quarto (não tinha coragem de ir embora). Sei lá, agora tá começando a funcionar. Dizem que a gente tem que mostrar a eles a diferença entre a noite e o dia, que temos que mostrar que de noite não tem brincadeira... mas já tentei mil formas e agora que ela tá entendendo. É muito cansativo!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  23. arrepiou minha espinha só de imaginar essa cena em meu futuro próximo!
    mas o que posso te dizer, é que por mais que amamos nossos filhos, somos seres humanos e não existe ser humano perfeito (graças a Deus)

    beijos
    @dipahh
    #amigacomenta
    http://www.dicasdamaedipa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nem vou dizer, não se culpe, pq mãe é bicho besta, vive se culpando por tudo. Mas isso de chingar na hora do sono...Quem nunca?
    Nessa idade Pedro fazia umas dessas também. E hoje te digo com toda garantia. Vai passar.
    Não quer dizer que hj tudo seja perfeito, vez ou outra ele nos presenteias com algo parecido, mas é bem vez ou outra mesmo.
    Fique bem!

    ResponderExcluir
  25. Thathá, quem nunca perdeu a paciência com a cria, mesmo que durante dias consecutivos???? Nós não somos de ferro, não somos programadas para achar tudo lindo, não temos o saco do tamanho da lua, nos cansamos MUITO, estamos sempre presentes, estamos sempre entregues.... às vezes cansa mesmo, às vezes cansa à toa, só dar banho já cansa, imagina de madrugada, quando ele acorda querendo BRINCAR????
    Deus do céu, vc é guerreira. Ele não é chato, de forma alguma, e todos sabemos disso, inclusive (e principalmente), você. Mas não fique chateada por não achar essa situação linda, pq não é mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Costumo falar que aqui em casa todos são bons de cama, sim! Amamos dormir, e até filhão e assim =)
    Mais tenta deixar ele ficar mais acordado pelo fim da tarde, assim durante a noite ele ficará mais cansado e dormirá deixando vc dormir tb.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  27. amiga...ele tem dormido muito de dia??? o Meu Theo começou a fazer isso e cortei o sono da tarde...ele dorme...mas só apos o almoco.....sóooooo......e assim 9 horas da noite capota e so acorda as 8 do dia seguinte.......
    espero que ajude.....bjus
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  28. Meninas, obrigada por todos os comentários!!=)

    Theo dorme 3 horas no máximo durante o dia, às vezes 2 horas, distribuídas em 3 sonecas. To tentando aqui tirar a última soneca dele, que dura uns 40 minutos, mas por ser após as 16hs pode ser que seja a "Soneca Problema"..Enfim, vamos tentando até dar certo hehe!

    ResponderExcluir
  29. Thatá,eu também faço isso algumas vezes, fico louca, não sou eu, choro sempre depois de dizer a palavra "chato" "chorão" "não aguento mais", parece que cai a ficha e isso é verdade não somos nós. Eu to tentando contar até 10 também, muitas vezes penso que isso é só uma fase. Mas somos seres humanos querendo ou não, também erramos. Também quero mudar, e vamos conseguir tenho certeza!
    Eu vou pesquisar algumas práticas para ter mais paciência, para combater o sono.rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Não se culpe assim, você é humana. E o mais importante você já fez, que foi assumir isso. Não fique triste, ele vai crescer e vocês ainda vão rir disso juntos.
    Eu também sou assim quando mexem com o meu sono.
    Espero que o Theo passe logo dessa fase.
    Beijoss

    #amigacomenta
    @LelisPaula

    ResponderExcluir
  31. Oieee,

    Olha só, acho super normal vc ter este comportamento qdo esta sendo privada de SONO!!!
    O sono é essencial para todos nós, também precisamos recarregar as baterias, colocar o corpo pra descansar, a mente pra dormir, é normal...
    Aqui em casa eu tb tenho uma chorona, e de vez em qdo tb chamo ela de chata, quero distancia, ouvir um grunhido dela ja me da arrepios, e eu não acho q eu sou uma mãe má por ter estes pensamentos!
    Também somos humanas e nos cobrar a perfeição só faz o trabalho duro de criar os nossos filhos ficar ainda mais pesado!!
    Respira fundo, conta até 10 e relaxa!!
    Força na peruca pra nós!! rsrsrs

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  32. Querida, você é "só" mãe e isso não te transforma em nenhuma superheroína com poderes especiais. Somos humanas. Você se sentiria melhor se eu dissesse que TODAS as mães ja fizeram isso ao menos uma vez na vida? E se alguma te disser que nunca chamou o filho de chato, é uma mentirosa descarada.
    Não se culpe. Tente tirar um cochilo qdo der, principalmente mais perto da hora da tua irritação. Se não for possível, peça ajuda do marido sem dó.Eele trabalha o dia todo? Você também,24 horas por dia, sábados, domingos e feriados.

    Bjks
    #amigacomenta
    http://ktralhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi Tathá, so esqueci de colocar o #amigacomenta.
    Ah, para você se sentir menos monstro tem a dica desse livro aqui. Eu sempre leio com as minhas filhas e a gente se diverte.

    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2009/09/quando-mamae-virou-um-montro.html
    Uma ótima semana para você.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  34. Oi querida, adorei o blog, e esse post parecia eu falando, sou igual mas ja tenho trabalhado nisso e acho que estou melhorando, o segredo é nao se culpar somos seres humanos. Um grande beijo

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?