quinta-feira, 31 de maio de 2012

O que ouvi sobre amamentação


Quando temos um bebê chovem conselhos sobre a amamentação, fato. Eles vem de médicos, de amigos, de familiares e até de desconhecidos. A verdade é que o que serve para uma mãe e um bebê não serve para todos. Cada caso é um caso. Eu achava que o que diziam era o que de fato deveria acontecer e às vezes encanava à toa porque Theo não seguia os protocolos, daí decidi escrever este post sobre o que funcionou e o que não funcionou por aqui.

O que ouvi:
Seu bebê sentirá fome de 3 em 3 horas e você deve aproveitar este intervalo para descansar enquanto ele dorme para aumentar a produção de leite.

Como foi aqui:
Theo mamava em intervalos de no máximo 1h30m e com isso quem disse que eu conseguia tirar o tão esperado sono? Era mamar e depois uma eternidade para o arroto. Lembro que na época eu rezava pedindo 3 horas de sono de presente, tamanho desespero e cansaço. Minha produção de leite não aumentou pelo descanso e sim pelos litros de água que tomava e tomo até hoje.

O que ouvi:
A mamada vai durar de 20 a 40 minutos.

Como foi aqui:
Para meu desespero de mãe de primeira viagem, Theo mamava de 5 a 10 minutos no máximo já sendo muito e dormia no peito...eu ficava tensa achando que ele não estava se alimentando bem, mas ele engordava legal e com o tempo me tranquilizei com esta mamada preguiçosa do meu filho.

O que ouvi:
Amamentar no peito cansa mais, prefira a fórmula que sacia e o bebê não chora tanto de madrugada.

Como foi aqui:
Para mim ambos cansam, afinal você tem que acordar não é? Pela lógica o que cansa menos é amamentar no peito, pois imagina: O bebê chora as 2 da manhã, você levanta toda zumbi e ainda tem que esquentar água, medir o pó, esfriar a mamadeira e por aí vai...Canso só de imaginar. Fácil para mim é colocar as peitolas para fora e logo voltar a dormir de novo.

O que ouvi:
Se tiver muito leite seu peito vai pesar e quando parar de amamentar vai ficar flácido.

Como foi aqui:
Não sei se isso vai acontecer porque ainda amamento, mas a idade iria fazer ele cair mesmo né? Então que seja por um bom motivo. Se a coisa ficar muito feia quando eu parar, volto a amamentar o Theo até a adolescência para ficar com peito cheio e bonito por mais tempo rsrs!

O que ouvi:
Se o bico rachar use seu próprio leite para cicatrizar.

Como foi aqui:
E não é que funciona??Nunca usei nenhum creme para cicatrizar, simplesmente após a mamada eu passava bastante leite nos cortes e logo cicatrizava, mas aí Theo fazia um outro cortinho para deixar tudo mais emocionante.

O que ouvi:
Criança amamentada não fica doente.

Como foi aqui:
Também super funcionou por aqui. Theo teve a primeira gripe aos 9 meses e meio e quando tava com nariz entupido era só mamar que logo melhorava. Um viva para este dado!

O que ouvi:
Chupeta faz o bebê largar o peito.

Como foi aqui:
Theo é um chupetomaníaco e não larga os petão de jeito nenhum. Inclusive, a moda agora é: ele tá de chupeta, daí eu pego ele no colo e ele, maroto que só, cospe a chupeta na hora, abaixa minha blusa e mama. Como assim?? Não me pede mais permissão não...Outro dia eu tava conversando com o pai dele sentada na cama e Theo brincando do meu lado, quando, do nada, senti umas gengivinhas me atacando por baixo da blusa...que abuso!!Rs!

10 comentários:

  1. hahahahahaha ri mto! É, minha filha, propriedade privada... dele! rs :) Thatá, seguinte, o que eu sei é que o que funciona para um não funciona para outro. Ainda mais nessa história de maternidade. rs Sofri demais com a amamentação e só com o tempo vi que cada bebê responde de um jeito. :) O Luquinha não mama no peito mais já há algum tempo. E não ficou doente até hoje. Então isso é relativo, sabe. :)

    Mas que bom que deu tudo certo! Espero que esteja conseguindo dormir melhor agora rsrs =)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ai Thatá....cômico! Bateu saudade. Adorei amamentar meu Ben. Pena que ele mamou até os 8 meses apenas, primeiro com o surgimento prematuro de seus dentes, ele começou a morder. Doía, viu?! Estava lá toda relaxada e ele me pegava de surpresa. Disseram-me que qd voltamos a trabalhar o leite diminui. Pois bem, voltei com 5 meses e aos 7 diminuiu mesmo, aí o Ben foi perdendo o interesse. Eu comecei a completar com mamadeira e qd ele via a danada, largava as peitolas aqui. Uma coisa é fato: eu sinto saudades tb dos peitos. Rsrsrs
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Nessas horas é que a gente pensa "o que faço com tudo isso que ouvi?" E jogamos tudo ao vento. Porque cada criança é de um jeito, bebês não vem com manual (snif). E sinto saudade de tudo isso... rs.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida Thatá,conheci seu blog esta semana seguindo adorei.
    Adorei este assunto sobre a amamentação.
    Eu amamento ate hoje minha pequena ta com 2 anos,e tem hora que quero tirar ela logo dos peitos e tem hora que sofro so de pensar nisto.
    Por conta dos beneficios da amamentacao,vivia fazendo algumas coisas que voce cito,tipo passar o proprio leite no cortes ou rachaduras no peito,e minha pequena demorou ficar engripada.
    Tambem prefiro a formula mas facil os peitoes,imagina levantar no frio so pra fazer a mamandeira o saco ainda é ter que esfriar.É isto lindona.

    Segue meu cantinho se quiser conhecer,beijos e boa sexta feira.

    http://cantinhodakyara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. hahahaha que abusadoooo! ehehe
    mamar de 1:30h em 1:30 é tensoooo hein.
    Quanto a chupeta fazer laargar o peito, aqui em casa tb nao tive esse problema, nem mesmo com as mamadeiras na escolinha.. ;)
    Bjos


    #amigacomenta
    http://www/lookbebe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente, um bebê nunca, jamais, é igual ao outro!! O meu teve noite que mamou de 45 em 45 min!! Virei zumbi!!! Mas, morro de saudade dessa época! Acho que é quando a gente sente que eles são tão nossos...agora que ele está todo independente (com 18 meses), já o sinto tão do mundo e eu fico desolada...rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. ouvi também muito do que você ouviu, mais ouvi muito além... o que importa é que amamentar vai muito além de tudo que ouvimos né! Quando estamos lá só nós e a cria, aquela conectividade toda, não tem muito o que explicar, é únicoo!!Olha ai meu caso de amor com a amamentação voltando com tudo....

    ResponderExcluir
  8. a amamentação e seus mitos né!

    O que o povo desse mundão precisa entender é que CADA UM É CADA UM e parar com essa história de criar parâmetros de comparações, e ficar enfiando ideias nas nossas mentes perturbadas recém paridas.

    Cada mãe que siga seus instintos e pronto.
    A pior história que a mulher pode falar pra mim é " dá a mamadeira a noite pq sustenta mais e ele vai dormir a noite toda"
    que isso??? tem filho e quer moleza?? não senhora, aposto que fez o filho a noite, e tava bem acordada, então toma vergonha na cara e deixa de ser preguiçosa e vá alimentar o teu filho com o melhor q ele pode ter!
    pronto falei!!
    rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi querida obrigada por seguir e comentar lá no Brechózinho!
    Adorei!
    Então, se vc quiser anunciar, me manda fotos, informações e valores do produto q eu posto em seu nome, coloco seus contatos!
    Daí a gente vai vendendo...

    Ah ja tirei as palavras de verificação...kkkk

    Bjooos

    ResponderExcluir
  10. Eu ja amamentei dois, e to gravida do terceiro (bem, vc ja sabe disso). Sim, ficaram mias murchos do que eram. Nao, nao batem no chão (hehe!). Nao estao cheios e turgidos como estiveram nas outras gravidezes, mas nao estao feios, nao. E, realmente, gravidade é implacavel, com amamentacao ou sem ela!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?