terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BC: Ser gentil vale a pena


Antes de tudo, adorei o tema! Já queria escrever sobre gentileza há algum tempo.

Tive o Theo em uma maternidade pública do Rio de Janeiro, Maternidade Carmela Dutra, no Lins, já que estava sem plano de saúde na época. Lá era permitido visitante em tempo integral, mas apenas até as 18 hs. Como meu filho nasceu de madrugada eu passei a noite toda sozinha [sem nenhum parente] com o Theo recém nascido e chorando muito sem que eu soubesse como agir. Desesperador é pouco para uma mãe de primeira viagem..
No mesmo quarto que eu estava uma mulher, que tinha tido o quarto filho [coragem!] e era tão humilde que nem roupa o recém nascido dela tinha, nem malinha, nem nada. O bebê dela em vez de roupinhas ficava enrolado em lençóis, isso até eu a conhecer, pois quando a conheci dei algumas roupinhas do Theo para o bebê dela imediatamente.
Essa mulher me marcou, pois foi ela que no meu desespero sem saber como agir com um recém nascido que não parava de chorar, sem ter parentes por perto na madrugada, me ajudava de forma tão carinhosa, como se há tempos me conhecesse. Ela poderia simplesmente dormir, pois o bebê dela dormia muito, era quietinho, mamava e dormia, mas ela ficava lá me ensinando como pegar meu filho todo molengo, como colocá-lo na barriga para cólicas, até trocar fraldas do meu filho ela trocava, foi ela que me ensinou os primeiros cuidados com o Theo, ela que me trazia água quando eu começava a chorar de saudades do meu marido e da minha casa, ela que me ensinou como colocar Theo para arrotar e a posição de amamentar.
Essa mulher, que aliás, me confessou que era ex moradora de rua, foi tão gentil comigo que até hoje me impressiono! Eu estava fragilizada, sem ninguém conhecido nas madrugadas [fiquei 3 dias no hospital], com um bebê que me apavorava de tão magrinho e com dores devido aos pontos que levei e ela estava lá, também tinha tido um filho, mas estava melhor que eu, cuidou de mim e do meu filho, sem nada em troca, com delicadeza e nem me conhecia.
Não tenho contato com ela hoje, pois ela não tinha celular, nem telefone em casa, mas sempre que lembro dela vibro positivo, desejando saúde, felicidades e o melhor para essa pessoa que tanto me ajudou no momento mais importante da minha vida. A sensação que tenho é que Deus a colocou lá de propósito, que ela foi enviada por Ele, pois sua presença foi muito significativa e essencial nos meus primeiros dias de mãe.

9 comentários:

  1. Deus sempre põe anjos nos nossos caminhos... e tenho certeza que ela tbm lembra de vc e do seu filho com carinho.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Acredito também que Deus tenha colocado ela ali ao seu lado. Sei como é difícil passar as madrugadas sozinha no hospital. apesar de ter tido minha #aos2 em maternidade particular nem meu marido, nem minha mãe puderam ficar comigo.

    Beijos
    #amigacomenta

    maebivolt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre dá tempo para uma gentileza, obrigada por participar...
    Sempre tem um anjo pronto para realizar uma delicadeza, acredito que foi enviada por Deus sim... que bom para vc e seu filhote...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Vim retribuir sua visita ao meu blog e fiquei emocionada com essa história...

    Acredito no mesmo que você, que realmente Deus coloca as pessoas que precisamos no momento que precisamos. Linda sua história. Já estou te seguindo e assim que der um tempinho vou ler seus outros posts.

    Obrigada pela sua visita e comentários e volte sempre!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que história linda!!! Fiquei emocionada!! Tão bom quando a gente vê que Deus colocou anjos no nosso caminho, não é?

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Que linda essa história!
    E mais lindo ainda é vc ser grata a ela e à Deus por isso. Porque, a gentileza tbm está aí, em ser grato. Tem gente que nem "perceberia" q essa outra mulher fez tanto.
    Ela te "salvou" não foi?
    Os primeiros dias (ou meses?) são bem difíceis mesmo! Precisamos de ajuda.

    Estou adorando os comentários das tuas visitas lá no blog, volte sempre.

    Beijo grande
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Deus sempre coloca anjos em nossos caminhos nos momentos complicados.

    Quando meu pai estava internado, conheci uma pessoa que visitava um parente na UTI ao lado. Pois quando o meu pai se foi, foi dessa "desconhecida" que recebi a maior demonstração de carinho e afeto.
    Também não tenho contato com ela, pois nosso contato se resumia aos encontros nos poucos minutos da visita, mas é uma pessoa que está sempre presente em minhas orações. ;)

    ResponderExcluir
  8. Puxa, quando vi seu comentário lá no blog pensei: oba! mais uma mãe do Rio de Janeiro!!!
    E agora, me identifiquei mais ainda!!! Cuque tbm nasceu no Carmela Dutra eu eu passei mais ou meonos pelo mesmo que vc!
    Tbm fui ajudada por uma outra mãe mais experiente, que na verdade, cuidava do dela e orientava à mim e à outra mãe que estava conosco.
    Realmente essas pessoas marcam nossas vidas, não é mesmo?!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Uma vez, eu ouvi: "Quem é grato é feliz". E, quando você compartilha, perpetua a gentileza!
    Beijos!
    Marusia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?